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dc.description.resumoNesta pesquisa buscamos investigar novas metodológicas para trabalhar em sala de aula a questão da antropofagia no período do Brasil Colônia a partir do filme Hans Staden. Atualmente, observamos o crescimento de pesquisas direcionadas para o ensino de História, especialmente, o uso das tecnologias na perspectiva de uma aprendizagem significativa. A análise de filmes nas aulas de História possibilitará uma reflexão coletiva sobre a narrativa cinematográfica suas contradições, anacronismos, continuidades e descontinuidades com o discurso historiográfico. Também permitirá que o aluno (a) vivencie outras formas de conhecer, interpretar e sentir a História. Nesse sentido, compreendemos que trabalhar com o cinema no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens que podem permitir a abertura de caminhos para o estudo da História. Para fundamentar nossas reflexões nos aproximamos de alguns autores, a exemplo de Marcos Napolitano, Marc Ferro, Circe Maria Fernandes Bittencourt, dentre outros que compartilham das novas abordagens sobre a relação história e cinema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleO cinema na sala de aula: Hans Staden e a antropofagia no Brasil colônia.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704-
dc.date.accessioned2024-02-22T21:37:41Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-02-22T21:37:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHans Staden - filmept_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectCinema como recurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectBrasil colôniapt_BR
dc.subjectAntropofagia - Brasil colôniapt_BR
dc.subjectFilme como recurso didáticopt_BR
dc.subjectCinema na sala de aulapt_BR
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectHans Staden - filmpt_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.subjectCinema as a teaching resourcept_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectcolonial Brazilpt_BR
dc.subjectAnthropophagy - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectFilm as a teaching resourcept_BR
dc.subjectCinema in the classroompt_BR
dc.subjectCinematic narrativept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Naiara Leonardo.-
dc.creatorNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinema in the classroom: Hans Staden and anthropophagy in colonial Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Naiara Leonardo; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. O cinema na sala de aula: hans staden e a antropofagia no Brasil Colônia. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades.

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O CINEMA NA SALA DE AULA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdfO cinema na sala de aula: Hans Staden e a antropofagia no Brasil colônia. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 2009116.65 kBAdobe PDFView/Open


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