Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698
Title: | A escrita feminina na pré-escola no ato de educar a infância campinense. |
Other Titles: | Female writing in preschool in the act of educating children in Campinas. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Daniela Medeiros da. NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. |
Keywords: | Escrita feminina;Pré-escola e escrita feminina;Educação infantil e escrita feminina;Formação docente - educação infantil;História oral;Infância e educação;Professoras de educação infantil - Campina Grande - PB - 1970;Feminine writing;Preschool and female writing;Early childhood education and female writing;Teacher training - early childhood education;Oral history;Childhood and education;Early childhood education teachers - Campina Grande - PB - 1970 |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Daniela Medeiros da; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. A escrita feminina na pré-escola no ato de educar a infância campinense. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 24 - Memória, Escritas de si e Identidades Escriturando Paisagens de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem por objetivo expor parte da minha experiência na pesquisa de mestrado, que atende por discutir como os discurso(s) sobre a infância foram sendo elaborado(s) e manifestado(s) a partir das instituições educacionais como dispositivos que colocam a Educação Infantil e suas práticas numa rede de conexões que organiza o corpo infantil a torná-lo um objeto de poder e saber. Apresento também a presença feminina nesses saberes educativos ao que diz a formação docente das professoras do Pré-Escolar no fim da década de 70 e início dos anos 80 do século XX em Campina Grande-PB. A metodologia trata-se de enfatizar os espaços de produção de identidades sociais a partir de documentação originada de Atas de Reuniões, Projeto Políticos Pedagógicos, Planos de Cursos, Ementas, Jornais e Entrevistas via História Oral que realizei na pesquisa de Mestrado. É partindo destas premissas que enfocaremos a historicidade que alicerça a construção do lugar da infância a partir dos espaços que essas professoras produziram para a infância Campinense. |
Keywords: | Escrita feminina Pré-escola e escrita feminina Educação infantil e escrita feminina Formação docente - educação infantil História oral Infância e educação Professoras de educação infantil - Campina Grande - PB - 1970 Feminine writing Preschool and female writing Early childhood education and female writing Teacher training - early childhood education Oral history Childhood and education Early childhood education teachers - Campina Grande - PB - 1970 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 24: Memória, Escritas de Si e identidades Escriturando Paisagens de Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A ESCRITA FEMININA NA PRÉ-ESCOLA NO ATO DE EDUCAR A - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 24 2009.pdf | A escrita feminina na pré-escola no ato de educar a - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 24 2009. | 108.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.