Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545
Title: | Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. |
Other Titles: | Images in History textbooks in the initial grades: a comparative and evaluative analysis. |
???metadata.dc.creator???: | OLIM, Bárbara Barros de. |
Keywords: | Livro didático de História;Imagens em livros didáticos;Análise de livros didáticos - História;Ensino de História - livro didático;Imagem - leitura;Função didática da imagem;Coleção Projeto Pitanguá - Editora Moderna;Coleção Pelos Caminhos da História - Editora Positivo;Coleção de Olho no Futuro - Editora Quinteto Editorial;History textbook;Images in textbooks;Textbook analysis - History;Teaching History - textbook;Image - reading;Didactic function of the image;Pitanguá Project Collection - Editora Moderna;Collection Along the Paths of History - Editora Positivo;Eye on the Future Collection - Editora Quinteto Editorial |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIM, Bárbara Barros de. Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático, consta, dentre os vários critérios de avaliação “observar se as ilustrações, importantes no auxílio à compreensão e potencialização do texto, são adequadas às finalidades para as quais foram utilizadas, de forma que sejam fáceis para o aluno apreendê-las, mas também que estimulem a curiosidade, o pensamento e as discussões entre os alunos”. Esses, dentre outros critérios fez o Grupo de Pesquisa em Ensino de História voltar-se para a análise das imagens nos livros didáticos quando seu principal projeto tornou-se a criação de uma coleção de livros regionais. Assim, o presente artigo tem como objetivo comunicar os resultados da análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries, avaliando cada uma delas. As coleções utilizadas em nossa pesquisa são: Projeto Pitanguá, da editora Moderna; Pelos caminhos da História, da editora Positivo; De olho no futuro, da editora Quinteto Editorial, todas avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. A metodologia da pesquisa contou com o preenchimento e tabulação de dados de formulários sobre as imagens encontradas nos livros citados, contemplando os seguintes indicadores: tipo de ilustração, função didática da imagem, atividade relacionada a imagem, legenda, cor e orientação do manual do professor. Objetivando assim uma análise comparativa e avaliadora destas coleções. O exame foi amparado nos conceitos de níveis de leitura da imagem de Panofsky, de função didática da imagem, desenvolvido por Rodríguez-Diéguez com base na teoria das funções linguísticas de Jakobson e no conceito de alfabetismo visual de Donis A. Dondis. A pesquisa a ser apresentada está concluída e consiste no trabalho monográfico, usado como pré-requisito para o término do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal de Sergipe. |
Keywords: | Livro didático de História Imagens em livros didáticos Análise de livros didáticos - História Ensino de História - livro didático Imagem - leitura Função didática da imagem Coleção Projeto Pitanguá - Editora Moderna Coleção Pelos Caminhos da História - Editora Positivo Coleção de Olho no Futuro - Editora Quinteto Editorial History textbook Images in textbooks Textbook analysis - History Teaching History - textbook Image - reading Didactic function of the image Pitanguá Project Collection - Editora Moderna Collection Along the Paths of History - Editora Positivo Eye on the Future Collection - Editora Quinteto Editorial |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Imagens. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 12 2009.pdf | Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 12 2009 | 130.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.