Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | OLIVEIRA, E. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0968383512423747 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RÉGIS, Laura Dourado Loula. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RÉGIS, L. D. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FLORENCIO, José Herbertt Neves. | - |
dc.contributor.referee1ID | FLORENCIO, J. H. N. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | PATRIOTA, Luciene Maria. | - |
dc.contributor.referee2ID | PATRIOTA, L. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como questionamento: Como discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG) relatam a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial? A partir disso, traçamos como objetivo geral: investigar a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial, relatadas por discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG). Como objetivos específicos: (i) identificar as práticas docentes mais recorrentes aos professores no evento aula; (ii) categorizar as práticas docentes em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para fins de análise; e (iii) relacionar os tipos de conteúdo à filiação paradigmática tradicional ou emergente. Para isso, metodologicamente, realizamos uma pesquisa documental, de abordagem quanti-qualitativa, e cunho descritivointerpretativo, considerando vinte e cinco (25) relatos de discentes matriculados na TELL-Metodologias ativas em sala de aula, ministrada no período 2019.2, na Universidade Federal de Campina Grande, que filiavam os docentes da mesma IES a um paradigma educacional, e justificavam tal escolha com base em suas práticas docentes. A partir da análise do nosso corpus de pesquisa, adotamos como categorias de análise a tipologia de conteúdos segundo Zabala (1998): os conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais. Teoricamente, consideramos os estudos sobre paradigmas de ensino, com foco no paradigma tradicional e no paradigma emergente; os estudos sobre formação docente, através dos saberes docentes; e sobre a aula como um evento. A análise realizada demonstra que os docentes da referida Unidade estão filiados ao paradigma tradicional, tendo em vista a forma com que os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais se revelaram. Desse modo, esta pesquisa apresenta como principal contribuição a reflexão acerca da formação inicial, comprovando que os saberes experienciais se sobrepõem aos demais, uma vez que são determinantes para a compreensão da formação docente. Além disso, refletimos sobre como as práticas de docentes filiados ao paradigma tradicional pode interferir nas práticas futuras de discentes de formação inicial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.title | Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T18:57:22Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16 | - |
dc.date.available | 2024-02-16T18:57:22Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Relatos de discentes | pt_BR |
dc.subject | Formação docente inicial | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Paradigmas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tipologia de conteúdos - aulas | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Student reports | pt_BR |
dc.subject | Initial teacher training | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge | pt_BR |
dc.subject | Teaching paradigms | pt_BR |
dc.subject | Type of content - classes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Student reports on teaching practice in initial training: investigating paradigmatic affiliations in the class event. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EMANUELA RODRIGUES DE OLIVEIRA - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA CH 2020.pdf | Emanuela Rodrigues de Oliveira - TCC Letras Língua Portuguesa CH 2020. | 677.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.