Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294
Title: | Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. |
Other Titles: | Past(s) and present(s): indigenous education as a flag of struggle in Latin America. |
???metadata.dc.creator???: | NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. |
Keywords: | Educação indígena;Indígenas - Educação;América Latina - Educação Indígena;Movimentos sociais indígenas - Educação;Cultura ancestral - indígenas;História indígena - América Latina;Universidades indígenas - Bolívia e Equador;Escola-Ayllu Warisata - indígena;Universidad Indígena Tupaj Katari - Bolívia;Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi” - Equador;Equador - universidade indígna;Bolívia - universidade indígena;Educação superior indígena - América Latina;Indigenous education;Indigenous Peoples - Education;Latin America - Indigenous Education;Indigenous social movements - Education;Ancestral culture - indigenous;Indigenous history - Latin America;Indigenous universities - Bolivia and Ecuador;School-Warisata Village - indigenous;Tupaj Katari Indigenous University - Bolivia;Intercultural University of Indigenous Nationalities and Peoples "Amawtay Wasi” - Ecuador;Ecuador - indigenous university;Bolivia - indigenous university;Indigenous higher education - Latin America |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2357-2367. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Desde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação. |
Keywords: | Educação indígena Indígenas - Educação América Latina - Educação Indígena Movimentos sociais indígenas - Educação Cultura ancestral - indígenas História indígena - América Latina Universidades indígenas - Bolívia e Equador Escola-Ayllu Warisata - indígena Universidad Indígena Tupaj Katari - Bolívia Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi” - Equador Equador - universidade indígna Bolívia - universidade indígena Educação superior indígena - América Latina Indigenous education Indigenous Peoples - Education Latin America - Indigenous Education Indigenous social movements - Education Ancestral culture - indigenous Indigenous history - Latin America Indigenous universities - Bolivia and Ecuador School-Warisata Village - indigenous Tupaj Katari Indigenous University - Bolivia Intercultural University of Indigenous Nationalities and Peoples "Amawtay Wasi” - Ecuador Ecuador - indigenous university Bolivia - indigenous university Indigenous higher education - Latin America |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PASSADO(S) E PRESENTE(S) - A EDUCAÇÃO INDÍGENA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdf | Passado(s) e presente(s): a educação indígena - Evento II Colóquio Int.de História GT 17 2010. | 110.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.