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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Desde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T18:16:50Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T18:16:50Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Educação | pt_BR |
dc.subject | América Latina - Educação Indígena | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais indígenas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura ancestral - indígenas | pt_BR |
dc.subject | História indígena - América Latina | pt_BR |
dc.subject | Universidades indígenas - Bolívia e Equador | pt_BR |
dc.subject | Escola-Ayllu Warisata - indígena | pt_BR |
dc.subject | Universidad Indígena Tupaj Katari - Bolívia | pt_BR |
dc.subject | Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi” - Equador | pt_BR |
dc.subject | Equador - universidade indígna | pt_BR |
dc.subject | Bolívia - universidade indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação superior indígena - América Latina | pt_BR |
dc.subject | Indigenous education | pt_BR |
dc.subject | Indigenous Peoples - Education | pt_BR |
dc.subject | Latin America - Indigenous Education | pt_BR |
dc.subject | Indigenous social movements - Education | pt_BR |
dc.subject | Ancestral culture - indigenous | pt_BR |
dc.subject | Indigenous history - Latin America | pt_BR |
dc.subject | Indigenous universities - Bolivia and Ecuador | pt_BR |
dc.subject | School-Warisata Village - indigenous | pt_BR |
dc.subject | Tupaj Katari Indigenous University - Bolivia | pt_BR |
dc.subject | Intercultural University of Indigenous Nationalities and Peoples "Amawtay Wasi” - Ecuador | pt_BR |
dc.subject | Ecuador - indigenous university | pt_BR |
dc.subject | Bolivia - indigenous university | pt_BR |
dc.subject | Indigenous higher education - Latin America | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Past(s) and present(s): indigenous education as a flag of struggle in Latin America. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2357-2367. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. |
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PASSADO(S) E PRESENTE(S) - A EDUCAÇÃO INDÍGENA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdf | Passado(s) e presente(s): a educação indígena - Evento II Colóquio Int.de História GT 17 2010. | 110.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
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