Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34275
Title: | Feira Central de Campina Grande: perspectivas para práticas educativas. |
Other Titles: | Central Fair of Campina Grande: perspectives for educational practices. |
???metadata.dc.creator???: | BATISTA, Samara Tavares. ALVES, Samara Marques Dias. |
Keywords: | Feira Central de Campina Grande - PB;Feira livre - Campina Grande - PB;Campina Grande - PB - Feira Central;Patrimônio cultural - Feira Central de Campina Grande - PB;Central Fair of Campina Grande - PB;Free market - Campina Grande - PB;Campina Grande - PB - Feira Central;Cultural heritage - Central Fair of Campina Grande - PB |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BATISTA, Samara Tavares; ALVES, Samara Marques Dias. Feira Central de Campina Grande: perspectivas para práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2177-2186. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34275 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Pesavento (2007), afirma que a cidade é concentração populacional, tem um pulsar de vida e cumpri plenamente o sentido de ‘habitar’, e essas características a torna indissociavelmente ligada ao sentido do ‘humano’: cidade é lugar do homem, é obra coletiva (impensável só no individual), como também, moradia de muitos, a compor um tecido sempre renovado de relações sociais.Pensando nas questões referentes à cidade em consonância com as questões de sala de aula e a educação, este artigo é resultado de uma pesquisa que tem como proposta mostrar que existem outros espaços formativos e outros sujeitos educativos para além da escola, destacando-se em nosso trabalho a Feira Central de Campina Grande – PB como um patrimônio cultural, resgatando a memória coletiva desta. E diante disso, apresentaremos o nosso trabalho a partir de um olhar da história cultural, que por sua vez nos deixa imensamente à vontade para caminharmos nos atalhos da oralidade e de entrevistas que visam, sobretudo a partir de depoimentos, valorizar não só fatos acerca do passado, mas sim todo o caminho pela qual a memória coletiva é construída. Desse modo, no intuito de compreender a educação a partir da cultura arraigada no contexto da Feira Central de Campina Grande, para iniciarmos o nosso texto, fizemos o seguinte questionamento: a Feira enquanto espaço comercial e cultural pode ser compreendido como um lugar de produção e formação educacional? Daí pensarmos neste local de aprendizagem não só devido à monumentos, mas, também, por valores, tradições, memórias, patrimônio cultural inteligível, experiências, e sociabilidades, que são transmitidas de gerações para gerações, tanto a partir dos feirantes como do consumidor. Assim, a partir dos relatos orais, identificamos que a Feira por ser um patrimônio cultural e ter uma heterogeneidade propicia o mesmo ser um espaço educacional, foi possível perceber que esse espaço como algo não estático, mas um produção humana contínua com suas diversas atividades na vida cotidiana. |
Keywords: | Feira Central de Campina Grande - PB Feira livre - Campina Grande - PB Campina Grande - PB - Feira Central Patrimônio cultural - Feira Central de Campina Grande - PB Central Fair of Campina Grande - PB Free market - Campina Grande - PB Campina Grande - PB - Feira Central Cultural heritage - Central Fair of Campina Grande - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34275 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FEIRA CENTRAL DE CAMPINA GRANDE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdf | Feira Central de Campina Grande: perspectivas para práticas educativas. - Evento II Colóquio Int. de História GT 2010 | 110.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.