Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
Title: | Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
Other Titles: | Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city). |
???metadata.dc.creator???: | BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. SILVA, Ulisses Batista da. MELO, Maria do Carmo Barbosa. |
Keywords: | Educação e História;História e Educação;Patrimônio histórico;Cultura - preservação;Preservação da cultura;Educação ambiental;História ambiental;Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE;Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo;Arqueologia;Education and History;History and Education;Historical heritage;Culture - preservation;Culture preservation;Environmental education;Environmental history;Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE;Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site;Archeology |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema). |
Keywords: | Educação e História História e Educação Patrimônio histórico Cultura - preservação Preservação da cultura Educação ambiental História ambiental Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo Arqueologia Education and History History and Education Historical heritage Culture - preservation Culture preservation Environmental education Environmental history Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site Archeology |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO E HISTÓRIA - PATRIMÔNIO HISTÓRICO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdf | Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). - Evento II Colóquio Int. de História GT 15 2010 | 149.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.