Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T15:13:06Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T15:13:06Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação e História | pt_BR |
dc.subject | História e Educação | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio histórico | pt_BR |
dc.subject | Cultura - preservação | pt_BR |
dc.subject | Preservação da cultura | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | História ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE | pt_BR |
dc.subject | Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
dc.subject | Education and History | pt_BR |
dc.subject | History and Education | pt_BR |
dc.subject | Historical heritage | pt_BR |
dc.subject | Culture - preservation | pt_BR |
dc.subject | Culture preservation | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Environmental history | pt_BR |
dc.subject | Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE | pt_BR |
dc.subject | Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site | pt_BR |
dc.subject | Archeology | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. | - |
dc.creator | SILVA, Ulisses Batista da. | - |
dc.creator | MELO, Maria do Carmo Barbosa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city). | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO E HISTÓRIA - PATRIMÔNIO HISTÓRICO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdf | Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). - Evento II Colóquio Int. de História GT 15 2010 | 149.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.