Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoConsiderando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273-
dc.date.accessioned2024-02-02T15:13:06Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T15:13:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação e Históriapt_BR
dc.subjectHistória e Educaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectCultura - preservaçãopt_BR
dc.subjectPreservação da culturapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHistória ambientalpt_BR
dc.subjectSítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PEpt_BR
dc.subjectBom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclopt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectEducation and Historypt_BR
dc.subjectHistory and Educationpt_BR
dc.subjectHistorical heritagept_BR
dc.subjectCulture - preservationpt_BR
dc.subjectCulture preservationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental historypt_BR
dc.subjectPedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PEpt_BR
dc.subjectBom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Sitept_BR
dc.subjectArcheologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Heriberto da Mota de Arruda.-
dc.creatorSILVA, Ulisses Batista da.-
dc.creatorMELO, Maria do Carmo Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city).pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO E HISTÓRIA - PATRIMÔNIO HISTÓRICO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 15 2010.pdfEducação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). - Evento II Colóquio Int. de História GT 15 2010149.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.