Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232
Title: | Currículo e ensino de História no CFP-UFCG. |
Other Titles: | History curriculum and teaching at CFP-UFCG. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Adriana Ferreira dos. FORTUNATO, Maria Lucinete. |
Keywords: | Currículo - História;Ensino de História - CFP-UFCG;Centro de formação de Professores - UFCG;Curso de Licenciatura em História - CFP-UFCG;Formação docente;Teorias do currículo;Análise de discurso;Projeto Político Pedagógico - Curso de História CFP-UFCG;Curriculum - History;Teaching History - CFP-UFCG;Teacher Training Center - UFCG;History Degree Course - CFP-UFCG;Teacher training;CV theories;Discourse analysis;Pedagogical Political Project - CFP-UFCG History Course |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Adriana Ferreira dos; FORTUNATO, Maria Lucinete. Currículo e ensino de História no CFP-UFCG. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1892-1901. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As novas concepções que pregam a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, teoria e prática e a perspectiva interdisciplinar da produção do conhecimento, têm possibilitado uma série de questionamentos nos cursos de História. No âmbito da História, como campo de conhecimento, nas últimas décadas do século XX, também foram ampliadas as possibilidades analíticas com a inserção de novos sujeitos, novos objetos e novas metodologias, estabelecendo cada vez mais nexos interdisciplinares com os estudos literários, as demais ciências humanas, as artes e as ciências naturais. Nesta perspectiva, a relação teoria e prática na produção do conhecimento é perpassada pelo debate acerca das questões relacionadas ao currículo e à formação docente nas Licenciaturas em História, visto que no currículo estão inseridos tanto o conhecimento histórico quanto a proposta pedagógica a ser seguida pelo ensino de história, nas novas concepções sobre as licenciaturas. Instigado por essa problemática, este trabalho discute alguns questionamentos presentes no Projeto de Pesquisa “Ensino de História e Formação Docente: implicações epistemológicas, políticas e sócio-culturais do Curso de Licenciatura em História do CFP-UFCG”. O objetivo é problematizar as implicações epistemológicas e político-culturais que permeiam o novo Projeto Pedagógico do referido Curso (PPC). A pesquisa documental se desenvolve por meio dos dois PPCs do curso (1979 e 2009). Recorre-se, ainda, a estudos realizados por pesquisadores e estudiosos que abordam essa temática, sobretudo no que diz respeito a: discussões teóricas sobre teorias do currículo, formação docente e ensino de História. Parte-se da compreensão de que o currículo não é um elemento neutro, inocente, é também discurso, ação política e, portanto, portador de uma história que deve ser problematizada e compreendida. Neste sentido, a organização e análise dos dados documentais se fundamentam na Análise de Discurso e levam em consideração a organização e a estrutura do currículo em seus conteúdos histórico/historiográficos, bem como nos objetivos e nos referenciais teóricos e metodológicos que o referido PPC apresenta. |
Keywords: | Currículo - História Ensino de História - CFP-UFCG Centro de formação de Professores - UFCG Curso de Licenciatura em História - CFP-UFCG Formação docente Teorias do currículo Análise de discurso Projeto Político Pedagógico - Curso de História CFP-UFCG Curriculum - History Teaching History - CFP-UFCG Teacher Training Center - UFCG History Degree Course - CFP-UFCG Teacher training CV theories Discourse analysis Pedagogical Political Project - CFP-UFCG History Course |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NO CFP-UFCG - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdf | Currículo e ensino de história no CFP-UFCG. - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010 | 106.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.