Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs novas concepções que pregam a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, teoria e prática e a perspectiva interdisciplinar da produção do conhecimento, têm possibilitado uma série de questionamentos nos cursos de História. No âmbito da História, como campo de conhecimento, nas últimas décadas do século XX, também foram ampliadas as possibilidades analíticas com a inserção de novos sujeitos, novos objetos e novas metodologias, estabelecendo cada vez mais nexos interdisciplinares com os estudos literários, as demais ciências humanas, as artes e as ciências naturais. Nesta perspectiva, a relação teoria e prática na produção do conhecimento é perpassada pelo debate acerca das questões relacionadas ao currículo e à formação docente nas Licenciaturas em História, visto que no currículo estão inseridos tanto o conhecimento histórico quanto a proposta pedagógica a ser seguida pelo ensino de história, nas novas concepções sobre as licenciaturas. Instigado por essa problemática, este trabalho discute alguns questionamentos presentes no Projeto de Pesquisa “Ensino de História e Formação Docente: implicações epistemológicas, políticas e sócio-culturais do Curso de Licenciatura em História do CFP-UFCG”. O objetivo é problematizar as implicações epistemológicas e político-culturais que permeiam o novo Projeto Pedagógico do referido Curso (PPC). A pesquisa documental se desenvolve por meio dos dois PPCs do curso (1979 e 2009). Recorre-se, ainda, a estudos realizados por pesquisadores e estudiosos que abordam essa temática, sobretudo no que diz respeito a: discussões teóricas sobre teorias do currículo, formação docente e ensino de História. Parte-se da compreensão de que o currículo não é um elemento neutro, inocente, é também discurso, ação política e, portanto, portador de uma história que deve ser problematizada e compreendida. Neste sentido, a organização e análise dos dados documentais se fundamentam na Análise de Discurso e levam em consideração a organização e a estrutura do currículo em seus conteúdos histórico/historiográficos, bem como nos objetivos e nos referenciais teóricos e metodológicos que o referido PPC apresenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleCurrículo e ensino de História no CFP-UFCG.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232-
dc.date.accessioned2024-01-31T18:38:14Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T18:38:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCurrículo - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de História - CFP-UFCGpt_BR
dc.subjectCentro de formação de Professores - UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em História - CFP-UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeorias do currículopt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógico - Curso de História CFP-UFCGpt_BR
dc.subjectCurriculum - Historypt_BR
dc.subjectTeaching History - CFP-UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher Training Center - UFCGpt_BR
dc.subjectHistory Degree Course - CFP-UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCV theoriespt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectPedagogical Political Project - CFP-UFCG History Coursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Adriana Ferreira dos.-
dc.creatorFORTUNATO, Maria Lucinete.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory curriculum and teaching at CFP-UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana Ferreira dos; FORTUNATO, Maria Lucinete. Currículo e ensino de História no CFP-UFCG. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1892-1901. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NO CFP-UFCG - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdfCurrículo e ensino de história no CFP-UFCG. - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010106.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.