Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho se dispõe a analisar como o uso das fontes escritas no Ensino Médio, sendo trabalhadas como recurso didático, pode possibilitar aos discentes a formulação e o domínio de conceitos históricos e auxiliar na formulação de generalizações nessa disciplina. A utilização desses documentos históricos se enquadra nas propostas das concepções pedagógicas vigentes, que enfatizam a construção do conhecimento por parte dos alunos, visto que esse recurso proporciona a estes a participação ativa no decorrer das aulas de história, por meio da leitura, da interpretação e da análise das informações contidas nesses textos, contribuindo assim para introdução e desenvolvimento dos alunos no pensamento histórico. As fontes escritas, neste estudo, são concebidas não como verdades absolutas sobre o passado, mas como registros fragmentados das variadas e complexas relações da sociedade, feitas pelos homens. O ambiente em que foi realizada a pesquisa se deu numa escola pública, na zona sul de Natal – RN, no período de dezesseis aulas, para uma turma de primeira série do Ensino Médio. A escolha desse lugar ocorreu pela exigência do Estágio supervisionado III, em prática de ensino de História, e também foi baseada na idéia de que estudos feitos em ambientes naturais de ensino-aprendizagem, como a sala de aula, favorecem a generalização de suas conclusões e aumentam a validade social da pesquisa. Além disso, a investigação conduzida pelo professor em seu ambiente de atividade faz com que este se torne mais reflexivo sobre sua prática docente, proporcionando, desse modo, que ele avalie os efeitos dos procedimentos de ensino utilizados e opte assim por práticas pedagógicas que melhor se adéqüem a realidade de ensinoaprendizagem de seus discentes. Por fim, esse estudo é norteado pelas idéias de Circe Bittencourt, Maria Tereza Nidelcoff, Suzane Oliveira e Débora Nunes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleUma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230-
dc.date.accessioned2024-01-31T18:30:04Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T18:30:04Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFontes escritas - ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino médio - aulas de Históriapt_BR
dc.subjectAulas de História - ensino médiopt_BR
dc.subjectRecurso didático - fontes escritaspt_BR
dc.subjectWritten sources - high schoolpt_BR
dc.subjectHigh school - History classespt_BR
dc.subjectHistory classes - high schoolpt_BR
dc.subjectTeaching resource - written sourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHACON, Diego Firmino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn experience in high school: the use of written sources in history classes.pt_BR
dc.identifier.citationCHACON, Diego Firmino. Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1793-1803. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO - O USO DE FONTES ESCRITAS NAS AULAS DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfUma experiência no ensino médio - o uso de fontes escritas nas aulas de história - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010.119.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.