Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO contexto educativo brasileiro, mesmo com mudanças nos últimos anos, encontrase num limbo reflexivo auto-questionador de suas práticas pedagógicas. Sendo o Ensino de História um dos maiores prejudicados graças à crise instaurada no seio da educação desde sua infância. As “chatices” escolares continuam a impregnar nas entranhas da luta por uma educação de qualidade, onde, os verdadeiros “profissionais de sala de aula”, os responsáveis pela educação formal direta, raramente participam do processo inovador das leis educacionais, a não ser claro, quando são obrigados a engolir e fazer engolir o que é imposto pelas autoridades competentes. Tentando despertar o prazer de ler através do Ensino de História, busquei inserir o Role-playing Game (RPG) ou “Jogo de interpretar Personagens” em sala de aula, onde, através da produção de material didático – livros jogos – baseado no RPG, o aluno de forma inocente acaba entrando no mundo da leitura através dessa ferramenta, fazendo com que o professor aproxime-se do aluno através da arte de contar histórias, desmistificando assim o dilema em sala de aula opressor/oprimido. Educar é um ato de bravura e coragem, pois requer paciência e altruísmo diante da dura realidade em que vivem os professores, da carência de ferramentas, de apoio e de estimulo. A proposta visa resgatar o prazer de ler e estudar por meio de uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e cultural, onde esta não requer meios tecnológicos sofisticados, apenas criatividade e imaginação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleResgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223-
dc.date.accessioned2024-01-31T18:09:46Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T18:09:46Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectJogos e educaçãopt_BR
dc.subjectLúdico e educaçãopt_BR
dc.subjectLudismopt_BR
dc.subjectRole-playing Game - RPGpt_BR
dc.subjectRPG e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectProposta lúdica de ensino - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectJogo de interpretar personagenspt_BR
dc.subjectGames and educationpt_BR
dc.subjectPlay and educationpt_BR
dc.subjectLuddismpt_BR
dc.subjectRole-playing Game - RPGpt_BR
dc.subjectRPG and History teachingpt_BR
dc.subjectFun teaching proposal - Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectRole-playing gamept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Álvaro Carvalho Dias da.-
dc.creatorSILVA, Daniela Ferreira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRescuing the art and pleasure of teaching: “a playful and effective proposal for the construction of knowledge”.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Álvaro Carvalho Dias da; SILVA, Daniela Ferreira da. Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1707-1716. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RESGATANDO A ARTE E O PRAZER DE ENSINAR_ _UMA PROPOSTA LÚDICA E EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO_ - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfResgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. - Evento II Coloquio Int. de História GT 11 2010156.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.