Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA proposta desta pesquisa surgiu na disciplina de Metodologia do Ensino de História, ministrada no semestre 2009.1, no curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Como professor responsável pela referida disciplina, busquei transformá-la num laboratório de pesquisa com a intenção de aproximar os alunos da prática efetiva do magistério no ensino fundamental e médio, no qual muitos irão se inserir enquanto profissionais. As diretrizes que orientaram cada grupo de alunos inseridos na pesquisa de campo foram recortadas a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. De maneira ampla, podemos dizer que o objetivo da pesquisa desenvolvida nas escolas era o de perceber se o conteúdo estudado na Faculdade se aproximava da realidade observada nas salas de aula do ensino fundamental e médio. Por outro lado, os alunos/pesquisadores deviam buscar perceber, no lócus da pesquisa, o que havia de singular no contexto da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa, o graduando de História estará diante de uma complexa realidade que fará nele despertar o veio de suas capacidades intelectuais, indispensável no processo de superação dos desafios com os quais irá se deparar enquanto pesquisador e no exercício de sua prática docente, sobretudo quando a pesquisa se acha voltada para as demandas que dizem respeito ao ensino de história. Sendo assim, será sempre oportuno criarmos canais de diálogos com professores e alunos do ensino fundamental e médio, no sentido de tornarmos mais efetiva a integração entre todos aqueles que se pensam e se sentem responsáveis pela qualidade do ensino de história. Entre o que foi investigado pelos alunos/pesquisadores destacamos os seguintes conteúdos: as metodologias de ensino empregadas pelos professores de História; o livro didático; os recursos tecnológicos; a prática da pesquisa no ensino fundamental e médio; os métodos de avaliação no ensino de História; as dificuldades que se encontram no cotidiano da sala de aula; o papel do professor e do aluno na transmissão e construção do conhecimento. A atividade de pesquisa também intencionava superar o dilema entre formar professores ou formar pesquisadores, pois é necessário formarmos, sempre com competência, a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o bom historiador com amplas capacidades de atuação na área do magistério e da pesquisa histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEnsino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214-
dc.date.accessioned2024-01-31T10:17:22Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T10:17:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectVale do Jaguaribe - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectFaculdade de filosofia Dom Aureliano Matos - Curso de Históriapt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectJaguaribe Valley - History teachingpt_BR
dc.subjectFaculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - History Coursept_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAVES, José Olivenor Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history in Vale do Jaguaribe: the undergraduate student and the reality of schools.pt_BR
dc.identifier.citationCHAVES, José Olivenor Souza. Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1643-1651. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE HISTÓRIA NO VALE DO JAGUARIBE - O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A REALIDADE DAS ESCOLAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdfEnsino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. Evento II Colóquio Int. de História GT 11 2010134.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.