Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A proposta desta pesquisa surgiu na disciplina de Metodologia do Ensino de História, ministrada no semestre 2009.1, no curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Como professor responsável pela referida disciplina, busquei transformá-la num laboratório de pesquisa com a intenção de aproximar os alunos da prática efetiva do magistério no ensino fundamental e médio, no qual muitos irão se inserir enquanto profissionais. As diretrizes que orientaram cada grupo de alunos inseridos na pesquisa de campo foram recortadas a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. De maneira ampla, podemos dizer que o objetivo da pesquisa desenvolvida nas escolas era o de perceber se o conteúdo estudado na Faculdade se aproximava da realidade observada nas salas de aula do ensino fundamental e médio. Por outro lado, os alunos/pesquisadores deviam buscar perceber, no lócus da pesquisa, o que havia de singular no contexto da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa, o graduando de História estará diante de uma complexa realidade que fará nele despertar o veio de suas capacidades intelectuais, indispensável no processo de superação dos desafios com os quais irá se deparar enquanto pesquisador e no exercício de sua prática docente, sobretudo quando a pesquisa se acha voltada para as demandas que dizem respeito ao ensino de história. Sendo assim, será sempre oportuno criarmos canais de diálogos com professores e alunos do ensino fundamental e médio, no sentido de tornarmos mais efetiva a integração entre todos aqueles que se pensam e se sentem responsáveis pela qualidade do ensino de história. Entre o que foi investigado pelos alunos/pesquisadores destacamos os seguintes conteúdos: as metodologias de ensino empregadas pelos professores de História; o livro didático; os recursos tecnológicos; a prática da pesquisa no ensino fundamental e médio; os métodos de avaliação no ensino de História; as dificuldades que se encontram no cotidiano da sala de aula; o papel do professor e do aluno na transmissão e construção do conhecimento. A atividade de pesquisa também intencionava superar o dilema entre formar professores ou formar pesquisadores, pois é necessário formarmos, sempre com competência, a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o bom historiador com amplas capacidades de atuação na área do magistério e da pesquisa histórica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T10:17:22Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T10:17:22Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Vale do Jaguaribe - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Faculdade de filosofia Dom Aureliano Matos - Curso de História | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Jaguaribe Valley - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - History Course | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CHAVES, José Olivenor Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history in Vale do Jaguaribe: the undergraduate student and the reality of schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CHAVES, José Olivenor Souza. Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1643-1651. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA NO VALE DO JAGUARIBE - O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A REALIDADE DAS ESCOLAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdf | Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. Evento II Colóquio Int. de História GT 11 2010 | 134.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.