Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
Title: | “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. |
Other Titles: | “Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History. |
???metadata.dc.creator???: | MARQUES, Andrea Cristina. |
Keywords: | Poesia de cordel e ensino de História;Ensino de História;Cordel e ensino de História;Poesia de cordel;História e Literatura de cordel;Literatura de cordel;Estudos culturais;Cordel poetry and teaching History;Teaching History;Cordel and History teaching;String poetry;Cordel History and Literature;Literature of twine;Cultural studies |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico. |
Keywords: | Poesia de cordel e ensino de História Ensino de História Cordel e ensino de História Poesia de cordel História e Literatura de cordel Literatura de cordel Estudos culturais Cordel poetry and teaching History Teaching History Cordel and History teaching String poetry Cordel History and Literature Literature of twine Cultural studies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESPERTANDO O POETA - A POESIA DE CORDEL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 10 2010.pdf | “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. - Evento II Coloquio Int. de História GT 10 2010 | 119.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.