Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura.
Collection home page
Coordenadoras do GT 10:
Rosemere Olimpio de Santana
Vanuza Souza Silva
Os desafios da educação, no século XXI, mobilizam-nos a pensar novas questões,
ao mesmo tempo (re)significar questões já postas em outros momentos e em outras
temporalidades e espaços. Este mini-curso discutirá a possibilidade de
trabalharmos as práticas educacionais, principalmente, as que se referem ao ensino
de História, com base em dois eixos temáticos: Gênero e Literatura. Como pensar
essas categorias? Como torná-las possíveis em sala de aula e dessa forma
transformar a História em um saber crítico, também no campo do ensino, não
somente nas universidades, mas no campo do cotidiano escolar, afinal, é também
para as escolas que a educação superior deve se estender. Pensar a história a partir
de questões que se fazem presentes em nosso cotidiano, como as propostas neste
mini-curso, devem ser discussões também no campo do ensino. Para nós,
envolvidos com a educação, com o dia a dia da sala de aula, o combate a dados
conceitos que tratam dos sujeitos na história, das mulheres, dos negros, dos
indígenas e sua cultura, etc., é uma maneira de criarmos outras novas
possibilidades de ensino. Atualmente, são inúmeras as discussões acerca do
currículo, da metodologia e do próprio trabalho em sala de aula. A questão central
do problema se direciona para o distanciamento entre o desenvolvimento dos
estudos históricos das universidades e do que é discutido nas salas de aulas do
ensino de História. Neste sentido, diversos intelectuais estão oferecendo
abordagens direcionadas às novas linguagens e novas metodologias, atentando para as problematizações que envolvem essa prática. Há décadas, as categorias que aqui
privilegiamos têm sido enfatizadas em pesquisas por parte de vários historiadores.
Nesta perspectiva, se torna de suma importância uma (re)leitura atualizada de
certos “temas clássicos” assuntos como Literatura e Gênero.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 16 of 16
Issue Date | Title | Author(s) |
2010 | Um literato que invadiu a alcova de gênero: os contos de Machado de Assis na construção do comportamento feminino no final do século XIX e sua aplicação para o ensino de História do Brasil – por um novo diálogo entre História, Gênero e Literatura. | FARIAS, Leonardo Bruno. |
2010 | Por uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História. | GOUVEIA, Liana Vieira da Rocha.; OLIVEIRA, Josenilda Sales de. |
2010 | O ensino pede um corpo: para além do sexo e do gênero, a arte da existência. | SILVA, Vanusa Souza. |
2010 | “Panthera dos olhos dormentes”: Anayde Beiriz, a “Feradócio”, da produção literária paraibana no século XX. Uma possibilidade para o ensino de História. | MENDES, Josiane de Lima.; NASCIMENTO, Lívia Maria de Pontes.; SILVA, Vanuza Souza. |
2010 | O corpo invisível e disciplinado em Vladimir Souza Carvalho. | FARIAS, Rafaela Felix Diniz Monteiro de. |
2010 | O (mal)dito luso-tropicalismo: história de um conceito. | SANTANA, Flávio Carreiro de. |
2010 | Gênero e sexualidade na Atenas clássica: as obras de Aristófanes como fontes para a análise de problemáticas atuais. | BONIFÁCIO, Luiz Henrique. |
2010 | “Giselle” e “Histórias de amor duram apenas 90 minutos”, mais que histórias de amor: práticas homoeróticas no imaginário midiático. | NÓBREGA, Isabela Silva.; NÓBREGA, Elisa Mariana Medeiros. |
2010 | Corpos embelezados: Naná e as cortesãs francesas - transgressões na belle époque. | LEAL, Cibelle Jovem.; CRISTOVAM, Francisca Kelly Gomes.; SANTOS, Janielly Souza dos. |
2010 | “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. | MARQUES, Andrea Cristina. |
2010 | Barbárie e violência de Estado no conto A Colônia Penal de Franz Kafka. | NEPOMUCENO, Marco Aurélio Dantas. |
2010 | Casamento e trabalho feminino na obra de Lima Barreto. | SILVA, Jomar Ricardo da.; CAVALCANTE, Polyana Santos. |
2010 | A mulher desapossada de si: concepções históricas e sociais na construção do padrão de beleza feminino contemporâneo. | FARIAS, Fabiana Albuquerque. |
2010 | A história da literatura entre as décadas de 50 e 60: o surgimento de novas perspectivas. | SILVA, Joyce Kelly Barros da. |
2010 | A década de 30 na Paraíba: algumas considerações de Carmem Coelho de Miranda Freire. | SANTOS, Niédja Ferreira dos.; SOARES, Maria Valdenice Resende. |
2010 | A figura de Policarpo Quaresma: diálogo entre Literatura e História. | RIBEIRO, Edilma Marinho.; JOVEM, Manuella Soares.; SYLVESTRE, Fernanda Aquino. |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 16 of 16