Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento histórico da fase inicial, denominada “pré-piloto”, do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal brasileiro que, como a denominação indica é a concretização de uma proposta governamental em atender a necessária inclusão digital que por extensão torna-se inclusão social. Essa Inclusão Digital é mais que o acesso aos computadores, a internet é compreendida como a apropriação tecnológica como uma ferramenta facilitadora na vida de quem as usas. O Brasil mesmo ainda registrando numero baixo de residencias que possuem computador, sempre aparece como um dos países de destaques no acesso a rede mundial de computadores – a internet. Hoje o Brasil conta com mais de 30 milhões de usuários na rede, sendo o quinto país no ranking mundial com maior números de conexões na internet. Vale ressaltar que em nosso entendimento a inclusão social plena passa também por outros itens além desse, o de dotar o estudante de um computador e dos ensinamentos para que o mesmo possa manuseá-los. Todavia, a aquisição dessa ferramenta tecnológica é fundamental para os acessos decorrentes seja no universo escolar, nas transações comerciais e em outros âmbitos sociais. Acerca da conceituação de exclusão social, diz Nascimento (1997,p.88) que há um “abuso” deste termo que inclusive é polissêmico e dessa forma “termina por não servir a quase nada.” Assim, este mesmo autor pontua:”O campo teórico da exclusão é múltiplo. Tanto pode ser definido como o campo de estudo das desigualdades sociais, quanto do estigma ou mesmo da sociologia do desvio”. Para o nosso objetivo. a exclusão social é entendida como desigualdade social e o estigma vem junto. No momento histórico, mais precisamente a partir dos anos de 1970 com as “mudanças tecnológicas” a sociedade se encaminha para ser a da “informação” e havendo pessoas fora dessa sociedade ocorre uma estigmatização, sobretudo porque como infere Nascimento (1997,p.89): A dimensão mais central nos estudos em torno da exclusão é ainda a econômica,e,mais precisamente, a do mercado de trabalho.A maioria dos estudos relacionam sempre as situações de exclusão com o crescimento do desemprego e, por conseqüência, com o aumento da desigualdade social. Focando o UCA, diremos que o período pré-piloto teve início em 2005, quando Nicholas Negroponte, um dos idealizadores do projeto OLPC (One Laptop per child – Um laptop por criança), apresentou o protótipo do laptop ao presidente Lula, até 2007 quando foram iniciadas as implementações do UCA em cinco escolas públicas brasileiras, em caráter experimental, visando avaliar o uso dos laptops pelos estudantes em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T19:32:02Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29 | - |
dc.date.available | 2024-01-29T19:32:02Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Projeto Um Computador por Aluno - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ukinha - laptop educacional | pt_BR |
dc.subject | UCA - Projeto Um Computador por Aluno - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Política de inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Educação e inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | One Computer per Student Project - Brazil | pt_BR |
dc.subject | UCA - One Computer per Student Project - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Digital inclusion | pt_BR |
dc.subject | Digital inclusion policy | pt_BR |
dc.subject | Education and digital inclusion | pt_BR |
dc.subject | IT in education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Daniel Torquato Fonseca de. | - |
dc.creator | FONSECA, Ivonildes da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Getting along with Ukinha: history of the first steps of the One Computer per Student (UCA) project in Brazil. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Daniel Torquato Fonseca de; FONSECA, Ivonildes da Silva. Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1241-1246. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SE ENTURMANDO COM O UKINHA - HISTÓRICO DOS PRIMEIROS PASSOS DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA) NO BRASIL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. - Evento II Colóquio Int. de História GT 8 2010 | 87.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.