Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial surgiu no ano de 1942, com o objetivo de preparar homens e mulheres para a inserção no mercado de trabalho. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas é dado acesso às pessoas com diferentes deficiências. Através da parceria SENAI e APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais), abordaremos o quanto tem se aplicado a inclusão e de que forma ela está sendo realizada. Neste âmbito essa pesquisa tem a relevância de mostrar o quanto é importante trabalhar a inclusão e constatar que ela pode ser eficaz. A pesquisa assumiu caráter exploratório com características qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com coordenadores e docentes do SENAI Stenio Lopes - Campina Grande, que tiveram experiências práticas com diferentes tipos de deficiência. Foram utilizados documentos de arquivo e observação da prática de inclusão, através de uma turma do curso de artes gráficas composto por 14 alunos, sendo 9 homens e 5 mulheres. Registramos atendimento em média de 30 alunos/as desta instituição, e que já concluíram os cursos, sendo, 11 mulheres e 19 homens. As deficiências mais atendidas são Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Desde janeiro até março de 2010 foram registradas 45 matrículas. Com esse apoio muitos dos que já concluíram seus cursos estão inseridos no mercado do trabalho, como dita a lei 7.853/99 que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contratação de pessoas com deficiências. Com base na referida lei os/as alunos/as capacitados/as, são absorvidos/as nas indústrias ou trabalham dentro da APAE. Constatamos que a inclusão pode dar certo e trazer resultados eficazes se feita de forma consciente, programada e elaborada, pois ao longo da pesquisa observamos o planejamento com o qual o trabalho é desenvolvido e a importância da parceria entre órgãos e instituições como o SENAI e APAE, que possibilitam o acesso e a inclusão aos portadores de deficiência nos cursos profissionalizantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T19:23:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29 | - |
dc.date.available | 2024-01-29T19:23:19Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | APAE - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | SENAI Stenio Lopes - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Association of Parents and Friends of the Exceptional - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Disabled people | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FREITAS, Mythia Williane Ferreira. | - |
dc.creator | SANTOS, Lígia Pereira dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | In the territories of inclusion: an educational action by SENAI together with APAE. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FREITAS, Mythia Williane Ferreira; SANTOS, Lígia Pereira dos. Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1393-1397. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NOS TERRITÓRIOS DA INCLUSÃO - UMA AÇÃO EDUCATIVA DO SENAI JUNTO A APAE - NOS TERRITÓRIOS DA INCLUSÃO - UMA AÇÃO EDUCATIVA DO SENAI JUNTO A APAE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. - Evento II Colóquio Int. de História GT 8 2010 | 105.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.