Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho concebe a Educação Especial como uma das áreas da Educação que pode ser mais beneficiada com o avanço tecnológico, sobretudo em relação às TICs, utilizadas como Tecnologias Assistivas, e discute implicações em relação à formação do/a professor/a diante desta nova realidade considerando que essas tecnologias, produtos, ou metodologias, permitem desvelar todas as potencialidades de alunos/as com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade no sentido de favorecer aos mesmos uma qualidade de vida como cidadão/ã de direitos. Essas pessoas possuem potencialidades que precisam apenas ser catalisadas como propostas desafiadoras de comunicação, intervenção, ensino e interação social na busca do seu desenvolvimento pleno. A inclusão é uma condição necessária, especialmente no que concerne a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho, onde os portadores de necessidades especiais devem encontram o seu espaço. As Tecnologias Assistivas são exemplos que podem proporcionar este fator de equidade permitindo desenvolver as potencialidades das PNEEs e atenuando a discriminação existente, que provoca algumas restrições no meio familiar, pessoal, escolar e social. A dinâmica do trabalho em relação às Tecnologias Assistivas tem efeito sobre os/as docentes. Fundamentamos a investigação nos estudos culturais e na análise do discurso, pela necessidade de adquirirmos conhecimentos em relação à temática para a identificação da história nos significados textuais e desses significados na história. Elegemos escolas dos primeiros anos do Ensino Fundamental para dar voz aos/as nossos/as interlocutores/as e mapear tensões e conflitos que lhes são peculiares. A relevância atribuída a esta investigação reside no entendimento de que a formação de docentes para o magistério da Educação Básica, no que concerne às Tecnologias Assistivas, além dos conhecimentos específicos para o saber-fazer pedagógico necessita investir na subjetividade para transformar cada docente num trabalhador/a capaz de aprender-a-aprender no seu próprio embate profissional. É necessário uma formação de professores/as e técnicos/as para a Educação Especial que conheça o que são Tecnologias Assistivas e o que realmente é inclusão social de fato, uma vez que o uso de meios potencializados podem minimizar as limitações geradas pela deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:53:52Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29 | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:53:52Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Portadores de necessidades especiais em educação | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Assistive technologies | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Technology and inclusive education | pt_BR |
dc.subject | People with special needs in education | pt_BR |
dc.subject | Speech analysis | pt_BR |
dc.subject | Cultural studies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CUNHA, Edilazir Lopes da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Assistive technologies: new technologies in the school context and teacher training. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CUNHA, Edilazir Lopes da. Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1258-1267. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 8 2010 | 121.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.