Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho concebe a Educação Especial como uma das áreas da Educação que pode ser mais beneficiada com o avanço tecnológico, sobretudo em relação às TICs, utilizadas como Tecnologias Assistivas, e discute implicações em relação à formação do/a professor/a diante desta nova realidade considerando que essas tecnologias, produtos, ou metodologias, permitem desvelar todas as potencialidades de alunos/as com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade no sentido de favorecer aos mesmos uma qualidade de vida como cidadão/ã de direitos. Essas pessoas possuem potencialidades que precisam apenas ser catalisadas como propostas desafiadoras de comunicação, intervenção, ensino e interação social na busca do seu desenvolvimento pleno. A inclusão é uma condição necessária, especialmente no que concerne a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho, onde os portadores de necessidades especiais devem encontram o seu espaço. As Tecnologias Assistivas são exemplos que podem proporcionar este fator de equidade permitindo desenvolver as potencialidades das PNEEs e atenuando a discriminação existente, que provoca algumas restrições no meio familiar, pessoal, escolar e social. A dinâmica do trabalho em relação às Tecnologias Assistivas tem efeito sobre os/as docentes. Fundamentamos a investigação nos estudos culturais e na análise do discurso, pela necessidade de adquirirmos conhecimentos em relação à temática para a identificação da história nos significados textuais e desses significados na história. Elegemos escolas dos primeiros anos do Ensino Fundamental para dar voz aos/as nossos/as interlocutores/as e mapear tensões e conflitos que lhes são peculiares. A relevância atribuída a esta investigação reside no entendimento de que a formação de docentes para o magistério da Educação Básica, no que concerne às Tecnologias Assistivas, além dos conhecimentos específicos para o saber-fazer pedagógico necessita investir na subjetividade para transformar cada docente num trabalhador/a capaz de aprender-a-aprender no seu próprio embate profissional. É necessário uma formação de professores/as e técnicos/as para a Educação Especial que conheça o que são Tecnologias Assistivas e o que realmente é inclusão social de fato, uma vez que o uso de meios potencializados podem minimizar as limitações geradas pela deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleTecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165-
dc.date.accessioned2024-01-29T18:53:52Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T18:53:52Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia e educação inclusivapt_BR
dc.subjectPortadores de necessidades especiais em educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectAssistive technologiespt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTechnology and inclusive educationpt_BR
dc.subjectPeople with special needs in educationpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectCultural studiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Edilazir Lopes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssistive technologies: new technologies in the school context and teacher training.pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Edilazir Lopes da. Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1258-1267. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfTecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 8 2010121.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.