Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta uma discussão sobre os diversos tipos de bullings (re)produzidos por professores(as) e alunos(as) no cotidiano escolar, a partir de relatos de experiências narradas por Orientadores Educacionais em sua prática educacional. Tal discussão baseia-se nas atividades didático-pedagógicas desenvolvidas, parcialmente, no estágio supervisionado de Orientação Educacional (O.E.), promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina de Concepção de Orientação Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico, o qual foi realizado na Escola Municipal de Campina Grande-PB, no primeiro ciclo final do Ensino Fundamental I (3º ano) que funciona no turno da manhã. As atividades didático-pedagógicas fundam-se numa observação participante e na operacionalização de atividades no interior da escola junto ao corpo docente e discente, sobretudo com professores (as) e alunos (as). Estas foram planejadas baseadas nas contribuições da Educação Inclusiva, das funções da Orientação Educacional na escola pública do sistema educacional brasileiro, face aos tipos de bullings vivenciados nos relacionamentos interpessoais dos (as) alunos (as)-alunos (as) e alunos (as)-professores (as), tendo em vista estimular e construir uma cultura de paz nos relacionamentos interpessoais em sala de aula e além desta. Os dados foram coletados por meio de entrevistas junto a orientadores educacionais e alunos (as) na referida escola, os quais revelam que os bullings são construídos e (re)produzidos não apenas por alunos(as), mas também por professores(as). A partir da apresentação e da discussão dos dados percebeu-se que os bullings provocam dificuldades de relacionamentos entre alunos (as)-alunos (as), estimulando a violência e reforçando a autodesvalorização entre eles. Estes também comprometem os relacionamentos entre aluno (as)-professores (as), quanto ao desempenho das aprendizagens sócio-afetivo-cognitivas dos (as) alunos (as), a exemplo do desprazer pela leitura e da produção textual e na resolução dos cálculos matemáticos. Os bullings elevam o desinteresse das crianças em desejarem o espaço escolar e reforçam os diversos tipos de preconceitos sócio- | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:46:47Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29 | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:46:47Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Bullying no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject | Estágio de orientação educacional | pt_BR |
dc.subject | Observação participante | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Bullying praticado por professores | pt_BR |
dc.subject | Bullying in everyday school life | pt_BR |
dc.subject | Educational guidance internship | pt_BR |
dc.subject | Participant observation | pt_BR |
dc.subject | Educational advisors | pt_BR |
dc.subject | Bullying by teachers | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Sandra Alencar. | - |
dc.creator | SOUSA, Simone Silva. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Helen Maria Silva. | - |
dc.creator | SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Bullying in everyday school life: an experience in the educational guidance internship. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Sandra Alencar; SOUSA, Simone Silva; OLIVEIRA, Helen Maria Silva; SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1404-1411. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O BULLYING NO COTIDIANO ESCOLAR - UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 8 2010 | 116.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.