Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoConceito de Supervisão: Evolução Histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje Este trabalho é um recorte da monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba em 2009, cujo título nomeia este artigo. Teve como objetivo o enfoque do conceito de supervisão, tentando compreender a sua evolução, principalmente, nas últimas três décadas, numa perspectiva inclusiva da função supervisora nas escolas, e, particularmente, com enfoque no trabalho docente das professoras. Sendo Assim, foram postas nos dispositivos textuais consultados, Supervisão de Ensino, que evolui para Supervisão Escolar, e, por fim, para Supervisão Educacional. A pesquisa científica de cunho qualitativo foi conduzida na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. A amostra da referida pesquisa se constitui por 07 professoras/supervisoras. A metodologia adotada teve como pressuposto a análise bibliográfica e a história oral acerca das concepções de supervisão das professoras/supervisoras, o que possibilita a compreensão do objeto estudado no contexto histórico no qual ele acontece. A pesquisa teve como base e subsídios teóricos (SPERB, 1978), (PRZYBYLSKI, 1985), (MEC, 1974), (SILVA, 1985), (ALARCÃO, 2001), (ABDALLA, 2007). Estudos que apontam para mudanças na definição do conceito de supervisão durante o período correspondente aos anos 1960-2007. Como resultado, constatou-se que as respostas das informantes convergem com as concepções discutidas pelos/as autores/as aqui apresentados/as. Portanto, destaca-se que o debate sobre a supervisão leva a uma reflexão sobre o olhar da inclusão das supervisoras quanto ao papel a desenvolver no processo educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEvolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156-
dc.date.accessioned2024-01-29T17:53:15Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T17:53:15Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectConceito de supervisão - evoluçãopt_BR
dc.subjectSupervisão de ensinopt_BR
dc.subjectSupervisão educacionalpt_BR
dc.subjectSchool supervisionpt_BR
dc.subjectSupervision concept - evolutionpt_BR
dc.subjectTeaching supervisionpt_BR
dc.subjectEducational supervisionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Josefa Telma.-
dc.creatorSÀNCHEZ, Martín Sebastián.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical evolution and different conceptions of supervisors today.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Josefa Telma; SÀNCHEZ, Martín Sebastián. Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1412-1418. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVOLUÇÃO HISTÓRICA E DIVERSAS CONCEPÇÕES DOS(AS) SUPERVISORES(AS) HOJE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfEvolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 8 201097.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.