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dc.description.resumoSomos iguais! As diferentes raças humanas são, na verdade, rótulos superficiais – uma diferença para justificar possíveis desigualdades – uma vez que, segundo a teoria evolucionista, viemos do macaco, ou então segundo a fé cristã, Deus criou o ser humano, tendo como protótipos Adão e Eva. Os motivos pelos quais nos diferenciamos uns dos outros devem-se a diferenças ambientais, naturais, culturais, religiosas... A essência humana é a mesma para todos.A pessoa como ser vivo é mais que uma simples realidade biológica. Ela é definida por uma inserção social, marcada por influências e determinantes culturais, por valores e contravalores... As sociedades, ao longo de sua história, movem-se em base de preconceitos sociais, raciais, religiosos e políticos, dificultando, muitas vezes, o respeito às diferenças e à integração necessária ao desenvolvimento do ser humano. Em um mundo cheio de incertezas, o ser humano está sempre em busca de sua identidade e almeja se integrar à sociedade na qual está inserido. Os mais recentes tratados internacionais têm refletido um desejo mundial de construção de uma sociedade que não só reconhece a diferença como um valor humano irrefutável, como também promove condições plenas para o desenvolvimento das potencialidades de todos os seres humanos, na sua singularidade.Apesar de atualmente a maioria dos países apresentarem alguma legislação que assegura os direitos de todos os cidadãos igualmente, poucas sociedades estão preparadas para exercer a inclusão social em sua plenitude. Desta forma é proposto um modelo de inclusão social. Este consiste em tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências, na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades. Por este motivo, os adeptos e defensores do processo de inclusão social, trabalham para mudar a sociedade, a estrutura dos seus sistemas sociais comuns e atitudes em todos os aspectos, tais como: educação, trabalho, saúde e lazer. A inclusão social, é um processo para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas. Quanto mais sistemas comuns da sociedade adotarem a inclusão, mais cedo se completará a construção de uma verdadeira sociedade para todos – a sociedade inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleCaminhos para inclusão.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34152-
dc.date.accessioned2024-01-29T17:46:01Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T17:46:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectQuestão racialpt_BR
dc.subjectSociedade inclusivapt_BR
dc.subjectExclusão social - Brasilpt_BR
dc.subjectRelação entre homens e mulherespt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência - inclusão socialpt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectEducação e inclusãopt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectRacial issuept_BR
dc.subjectInclusive societypt_BR
dc.subjectSocial exclusion - Brazilpt_BR
dc.subjectRelationship between men and womenpt_BR
dc.subjectPerson with disability - social inclusionpt_BR
dc.subjectViolence against womenpt_BR
dc.subjectEducation and inclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Alex Sandra Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePaths to inclusion.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Alex Sandra Costa. Caminhos para a inclusão. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1212-1221. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34152pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

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