Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
Title: | Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
Other Titles: | Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices. |
???metadata.dc.creator???: | SOBREIRA, Maria José França. SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
Keywords: | Autobiografia;Memórias e escritos;Práticas educativas;Projeto Memórias e Escritos de Educadores;Extensão universitária - CFP UDCG;Formação docente - História;Formação continuada;Autobiography;Memoirs and writings;Educational practices;Memories and Writings of Educators Project;University extension - CFP UDCG;Teacher training - History;Continuing training |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada. |
Keywords: | Autobiografia Memórias e escritos Práticas educativas Projeto Memórias e Escritos de Educadores Extensão universitária - CFP UDCG Formação docente - História Formação continuada Autobiography Memoirs and writings Educational practices Memories and Writings of Educators Project University extension - CFP UDCG Teacher training - History Continuing training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários... |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MEMÓRIAS E ESCRITOS - QUANDO A AUTOBIOGRAFIA FAZ O PROFESSOR REFLETIR E RENOVAR SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdf | Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 2010 | 91.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.