Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleMemórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122-
dc.date.accessioned2024-01-25T17:18:15Z-
dc.date.available2024-01-25-
dc.date.available2024-01-25T17:18:15Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectMemórias e escritospt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectProjeto Memórias e Escritos de Educadorespt_BR
dc.subjectExtensão universitária - CFP UDCGpt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectMemoirs and writingspt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectMemories and Writings of Educators Projectpt_BR
dc.subjectUniversity extension - CFP UDCGpt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOBREIRA, Maria José França.-
dc.creatorSOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMemories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices.pt_BR
dc.identifier.citationSOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEMÓRIAS E ESCRITOS - QUANDO A AUTOBIOGRAFIA FAZ O PROFESSOR REFLETIR E RENOVAR SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfMemórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 201091.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.