Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073
Title: | Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. |
Other Titles: | School childhood in Paraíba: republican ideology and the discourse on childhood. |
???metadata.dc.creator???: | QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega. CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. |
Keywords: | Infância escolar;Discursos sobre a infância;Estudos culturais;Sociologia;Educação infantil - Paraíba;História da educação infantil - Paraíba;Invenção da infância;School childhood;Speeches about childhood;Cultural studies;Sociology;Early childhood education - Paraíba;History of early childhood education - Paraíba;Childhood invention |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega; CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 580-591. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os discursos sobre a infância constituem-se no foco deste ensaio, o qual encerra dois eixos de análise: a educação e a infância e sua constituição desde a modernidade como categoria social. O estudo entrecruza-se com outros temários e áreas de estudos como a Sociologia e as ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, principalmente àquelas pensadas por Michael Foucault, de modo geral, mas, sobretudo suas noções sobre poder-saber e a invenção do sujeito na modernidade, foco das nossas teorizações. Tendo em vista o objetivo geral do presente estudo, nossa investigação terá como ferramenta metodológica a pesquisa de documentos sobre educação infantil na Paraíba, que atravessam o tempo histórico da República até as três primeiras décadas do século XIX, sobretudo manuais escolares, boletins de educação, jornais, revistas de educação, entre outros tipos de fontes. O tema da investigação liga-se à emergência dos saberes modernos, sobretudo, para o que interessa nesse momento, à emergência dos saberes das ciências humanas, a qual relaciona-se com a entrada em cena da população como alvo de intervenção da governamentalidade estatal, a especialização dos saberes e a emergência dos especialistas, momento de invenção da infância como categoria social, objeto de interesse das ciências “autorizadas” a falar sobre a criança. As mudanças operadas em relação ao governo da infância vão sendo subjetivadas e produzidas em discurso, definindo as novas identidades que emergem a partir daí. Processo que no Brasil é intensificado nas primeiras três décadas da República, quando a autonomia constitucional dos Estados possibilita e incentiva as políticas de instrução e educação, sob a crença inabalável no poder modelador da educação e da escola. O percurso metodológico toma como foco a infância, e a analítica de Foucault, através das estratégias metodológicas da arqueologia e da genealogia, para fazermos a leitura dos enunciados presentes nos documentos a serem utilizados na pesquisa. Seguindo essa estratégia teórico-metodológica nossa problematização temática traz como perspectiva de análise alguns pontos fundamentais de pesquisa: os saberes sobre a criança presentes nos manuais de educação, os chamados “livros de leitura”, os boletins, os discursos dos jornais e que se constituem em fragmentos das preocupações, e também das demandas seculares. |
Keywords: | Infância escolar Discursos sobre a infância Estudos culturais Sociologia Educação infantil - Paraíba História da educação infantil - Paraíba Invenção da infância School childhood Speeches about childhood Cultural studies Sociology Early childhood education - Paraíba History of early childhood education - Paraíba Childhood invention |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INFÂNCIA ESCOLAR NA PARAÍBA - O IDEÁRIO REPUBLICANO- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010 | 152.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.