Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs discursos sobre a infância constituem-se no foco deste ensaio, o qual encerra dois eixos de análise: a educação e a infância e sua constituição desde a modernidade como categoria social. O estudo entrecruza-se com outros temários e áreas de estudos como a Sociologia e as ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, principalmente àquelas pensadas por Michael Foucault, de modo geral, mas, sobretudo suas noções sobre poder-saber e a invenção do sujeito na modernidade, foco das nossas teorizações. Tendo em vista o objetivo geral do presente estudo, nossa investigação terá como ferramenta metodológica a pesquisa de documentos sobre educação infantil na Paraíba, que atravessam o tempo histórico da República até as três primeiras décadas do século XIX, sobretudo manuais escolares, boletins de educação, jornais, revistas de educação, entre outros tipos de fontes. O tema da investigação liga-se à emergência dos saberes modernos, sobretudo, para o que interessa nesse momento, à emergência dos saberes das ciências humanas, a qual relaciona-se com a entrada em cena da população como alvo de intervenção da governamentalidade estatal, a especialização dos saberes e a emergência dos especialistas, momento de invenção da infância como categoria social, objeto de interesse das ciências “autorizadas” a falar sobre a criança. As mudanças operadas em relação ao governo da infância vão sendo subjetivadas e produzidas em discurso, definindo as novas identidades que emergem a partir daí. Processo que no Brasil é intensificado nas primeiras três décadas da República, quando a autonomia constitucional dos Estados possibilita e incentiva as políticas de instrução e educação, sob a crença inabalável no poder modelador da educação e da escola. O percurso metodológico toma como foco a infância, e a analítica de Foucault, através das estratégias metodológicas da arqueologia e da genealogia, para fazermos a leitura dos enunciados presentes nos documentos a serem utilizados na pesquisa. Seguindo essa estratégia teórico-metodológica nossa problematização temática traz como perspectiva de análise alguns pontos fundamentais de pesquisa: os saberes sobre a criança presentes nos manuais de educação, os chamados “livros de leitura”, os boletins, os discursos dos jornais e que se constituem em fragmentos das preocupações, e também das demandas seculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleInfância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073-
dc.date.accessioned2024-01-23T10:34:03Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T10:34:03Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInfância escolarpt_BR
dc.subjectDiscursos sobre a infânciapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEducação infantil - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistória da educação infantil - Paraíbapt_BR
dc.subjectInvenção da infânciapt_BR
dc.subjectSchool childhoodpt_BR
dc.subjectSpeeches about childhoodpt_BR
dc.subjectCultural studiespt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectEarly childhood education - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistory of early childhood education - Paraíbapt_BR
dc.subjectChildhood inventionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega.-
dc.creatorCARNEIRO, Luciana Priscila Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool childhood in Paraíba: republican ideology and the discourse on childhood.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega; CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 580-591. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFÂNCIA ESCOLAR NA PARAÍBA - O IDEÁRIO REPUBLICANO- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfInfância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010152.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.