Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Os discursos sobre a infância constituem-se no foco deste ensaio, o qual encerra dois eixos de análise: a educação e a infância e sua constituição desde a modernidade como categoria social. O estudo entrecruza-se com outros temários e áreas de estudos como a Sociologia e as ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, principalmente àquelas pensadas por Michael Foucault, de modo geral, mas, sobretudo suas noções sobre poder-saber e a invenção do sujeito na modernidade, foco das nossas teorizações. Tendo em vista o objetivo geral do presente estudo, nossa investigação terá como ferramenta metodológica a pesquisa de documentos sobre educação infantil na Paraíba, que atravessam o tempo histórico da República até as três primeiras décadas do século XIX, sobretudo manuais escolares, boletins de educação, jornais, revistas de educação, entre outros tipos de fontes. O tema da investigação liga-se à emergência dos saberes modernos, sobretudo, para o que interessa nesse momento, à emergência dos saberes das ciências humanas, a qual relaciona-se com a entrada em cena da população como alvo de intervenção da governamentalidade estatal, a especialização dos saberes e a emergência dos especialistas, momento de invenção da infância como categoria social, objeto de interesse das ciências “autorizadas” a falar sobre a criança. As mudanças operadas em relação ao governo da infância vão sendo subjetivadas e produzidas em discurso, definindo as novas identidades que emergem a partir daí. Processo que no Brasil é intensificado nas primeiras três décadas da República, quando a autonomia constitucional dos Estados possibilita e incentiva as políticas de instrução e educação, sob a crença inabalável no poder modelador da educação e da escola. O percurso metodológico toma como foco a infância, e a analítica de Foucault, através das estratégias metodológicas da arqueologia e da genealogia, para fazermos a leitura dos enunciados presentes nos documentos a serem utilizados na pesquisa. Seguindo essa estratégia teórico-metodológica nossa problematização temática traz como perspectiva de análise alguns pontos fundamentais de pesquisa: os saberes sobre a criança presentes nos manuais de educação, os chamados “livros de leitura”, os boletins, os discursos dos jornais e que se constituem em fragmentos das preocupações, e também das demandas seculares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | - |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T10:34:03Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23 | - |
dc.date.available | 2024-01-23T10:34:03Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Infância escolar | pt_BR |
dc.subject | Discursos sobre a infância | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | História da educação infantil - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Invenção da infância | pt_BR |
dc.subject | School childhood | pt_BR |
dc.subject | Speeches about childhood | pt_BR |
dc.subject | Cultural studies | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | History of early childhood education - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Childhood invention | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega. | - |
dc.creator | CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | School childhood in Paraíba: republican ideology and the discourse on childhood. | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega; CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 580-591. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INFÂNCIA ESCOLAR NA PARAÍBA - O IDEÁRIO REPUBLICANO- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010 | 152.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.