Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960
Title: | Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. |
Other Titles: | Environmental sociology and Sociology teaching: brief analysis of sociology textbooks in light of risk society theory. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Antônio Josinaldo Soares. DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. |
Keywords: | Sociologia ambiental;Ensino de Sociologia;Livros didáticos de sociologia - análise;Teoria da sociedade de risco;Sociedade de risco;Environmental sociology;Teaching Sociology;Sociology textbooks - analysis;Risk society theory;Risk society |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Antônio Josinaldo Soares; DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, São Paulo. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No ensino de sociologia, os livros didáticos exercem um forte protagonismo nas mediações pedagógicas, ganhando mais relevância pelo fato de não existir uma base curricular compartilhada para o ensino médio. Por outro lado, a sociologia ambiental tem ganhado espaço e relevância nos estudos das questões socioambientais em virtude da complexidade em que se apresentam no cenário global. Dentro desse novo campo científico, a perspectiva da Sociedade de Risco, que tem como principal expoente o sociólogo Ulrich Beck (2011), tem se mostrado uma das mais promissoras para o entendimento das origens e desdobramentos das questões socioambientais no contexto atual. Nesse sentido, o trabalho objetivou identificar a Sociedade de Risco nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e descrever seu arcabouço teórico. Ademas, a investigação norteou-se na seguinte questão de pesquisa: como a Sociedade de Risco é tratada nos livros didáticos de Sociologia e como contribui para despertar, no ensino médio, o interesse pelas questões socioambientais? A pesquisa se caracterizou como uma análise documental exploratória dos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD em 2018, com uma abordagem de natureza qualitativa e ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). O trabalho identificou discussões do campo do estudo em torno do tema Sociedade de Risco, mas de forma incipiente e com lacunas. Dos cinco livros analisados, a perspectiva não é um conteúdo evidente em quatro deles. |
Keywords: | Sociologia ambiental Ensino de Sociologia Livros didáticos de sociologia - análise Teoria da sociedade de risco Sociedade de risco Environmental sociology Teaching Sociology Sociology textbooks - analysis Risk society theory Risk society |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Sociologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SOCIOLOGIA AMBIENTAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2020.pdf | Sociologia ambiental e ensino de sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. - Artigo de Evento CDSA 2020 | 205.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.