Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | No ensino de sociologia, os livros didáticos exercem um forte protagonismo nas mediações pedagógicas, ganhando mais relevância pelo fato de não existir uma base curricular compartilhada para o ensino médio. Por outro lado, a sociologia ambiental tem ganhado espaço e relevância nos estudos das questões socioambientais em virtude da complexidade em que se apresentam no cenário global. Dentro desse novo campo científico, a perspectiva da Sociedade de Risco, que tem como principal expoente o sociólogo Ulrich Beck (2011), tem se mostrado uma das mais promissoras para o entendimento das origens e desdobramentos das questões socioambientais no contexto atual. Nesse sentido, o trabalho objetivou identificar a Sociedade de Risco nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e descrever seu arcabouço teórico. Ademas, a investigação norteou-se na seguinte questão de pesquisa: como a Sociedade de Risco é tratada nos livros didáticos de Sociologia e como contribui para despertar, no ensino médio, o interesse pelas questões socioambientais? A pesquisa se caracterizou como uma análise documental exploratória dos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD em 2018, com uma abordagem de natureza qualitativa e ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). O trabalho identificou discussões do campo do estudo em torno do tema Sociedade de Risco, mas de forma incipiente e com lacunas. Dos cinco livros analisados, a perspectiva não é um conteúdo evidente em quatro deles. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia. | pt_BR |
dc.citation.issue | 44 | pt_BR |
dc.title | Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T18:45:22Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16 | - |
dc.date.available | 2024-01-16T18:45:22Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Sociologia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos de sociologia - análise | pt_BR |
dc.subject | Teoria da sociedade de risco | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de risco | pt_BR |
dc.subject | Environmental sociology | pt_BR |
dc.subject | Teaching Sociology | pt_BR |
dc.subject | Sociology textbooks - analysis | pt_BR |
dc.subject | Risk society theory | pt_BR |
dc.subject | Risk society | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Antônio Josinaldo Soares. | - |
dc.creator | DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental sociology and Sociology teaching: brief analysis of sociology textbooks in light of risk society theory. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Antônio Josinaldo Soares; DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, São Paulo. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SOCIOLOGIA AMBIENTAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2020.pdf | Sociologia ambiental e ensino de sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. - Artigo de Evento CDSA 2020 | 205.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.