Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881
Title: | O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. |
Other Titles: | The use of the literary genre “story” as a methodological resource for teaching Sociology: an experiment based on the story “O Moleque” by Lima Barreto as a proposal for a didactic sequence. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Francisco Stefeson da. MONTEIRO, José Marciano. |
Keywords: | Ensino de Sociologia;Gênero literário conto;Conto Brasileiro;Lima Barreto - Conto O Moleque;Sequência didática - ensino de Sociologia;Recurso metodológico conto - ensino de Sociologia;Sociology Teaching;Literary genre story;Brazilian Conto;Lima Barreto - Conto O Moleque;Didactic sequence - Sociology teaching;Conto methodological resource - Sociology teacher |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Francisco Stefeson da; MONTEIRO, José Marciano. O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 8, 2023. Anais [...]. Belém - PA, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho visa apresentar a utilização do gênero conto como recurso metodológico para o auxílio didático no ensino de sociologia. O objetivo é evidenciar o gênero literário conto como fonte interdisciplinar que possibilita aprofundar reflexões acerca de temáticas relacionadas à sociologia. O conto escolhido, para o experimento pedagógica de uma sequência didática foi “O Moleque” de Lima Barreto (1881-1922). Lima Barreto é uma referência para reflexões acerca das questões sociais. Ao abordar temas considerados tabus sociais à época, Lima Barreto fez da literatura um instrumento de denúncia social. É pela acidez das suas críticas, que estabelecemos este diálogo entre literatura e sociologia. O olhar irônico crítico e sarcástico de Lima Barreto, evidencia camadas sociais que, à época se encontrava invisibilizadas. Ao descrever os personagens, a geografia, o território, as sociabilidades presentes no subúrbio carioca, Lima Barreto nos permite compreender a sociedade da época com seus marcadores de classe e de raça. |
Keywords: | Ensino de Sociologia Gênero literário conto Conto Brasileiro Lima Barreto - Conto O Moleque Sequência didática - ensino de Sociologia Recurso metodológico conto - ensino de Sociologia Sociology Teaching Literary genre story Brazilian Conto Lima Barreto - Conto O Moleque Didactic sequence - Sociology teaching Conto methodological resource - Sociology teacher |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Sociologia. Educação. Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
USO DO GENERO LITERARIO CONTO - ANAIS ARTIGO DE EVENTO CDSA 2023.pdf | O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. - Anais Artigo de Eventos CDSA 2023 | 273.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.