Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho visa apresentar a utilização do gênero conto como recurso metodológico para o auxílio didático no ensino de sociologia. O objetivo é evidenciar o gênero literário conto como fonte interdisciplinar que possibilita aprofundar reflexões acerca de temáticas relacionadas à sociologia. O conto escolhido, para o experimento pedagógica de uma sequência didática foi “O Moleque” de Lima Barreto (1881-1922). Lima Barreto é uma referência para reflexões acerca das questões sociais. Ao abordar temas considerados tabus sociais à época, Lima Barreto fez da literatura um instrumento de denúncia social. É pela acidez das suas críticas, que estabelecemos este diálogo entre literatura e sociologia. O olhar irônico crítico e sarcástico de Lima Barreto, evidencia camadas sociais que, à época se encontrava invisibilizadas. Ao descrever os personagens, a geografia, o território, as sociabilidades presentes no subúrbio carioca, Lima Barreto nos permite compreender a sociedade da época com seus marcadores de classe e de raça.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia. Educação. Literatura.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleO uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881-
dc.date.accessioned2024-01-02T19:59:43Z-
dc.date.available2024-01-02-
dc.date.available2024-01-02T19:59:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectGênero literário contopt_BR
dc.subjectConto Brasileiropt_BR
dc.subjectLima Barreto - Conto O Molequept_BR
dc.subjectSequência didática - ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectRecurso metodológico conto - ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectLiterary genre storypt_BR
dc.subjectBrazilian Contopt_BR
dc.subjectLima Barreto - Conto O Molequept_BR
dc.subjectDidactic sequence - Sociology teachingpt_BR
dc.subjectConto methodological resource - Sociology teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francisco Stefeson da.-
dc.creatorMONTEIRO, José Marciano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the literary genre “story” as a methodological resource for teaching Sociology: an experiment based on the story “O Moleque” by Lima Barreto as a proposal for a didactic sequence.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Stefeson da; MONTEIRO, José Marciano. O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 8, 2023. Anais [...]. Belém - PA, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
USO DO GENERO LITERARIO CONTO - ANAIS ARTIGO DE EVENTO CDSA 2023.pdfO uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. - Anais Artigo de Eventos CDSA 2023273.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.