Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33742
Title: Educação ambiental na Escola Virgem de Lourdes: coleta seletiva de resíduos sólidos.
Other Titles: Environmental education at Escola Virgem de Lourdes: selective collection of solid waste.
???metadata.dc.creator???: PASCHOAL, Luís Jocélio de Lima.
BATISTA, Fábio Giovanni de Araújo.
Keywords: Coleta seletiva de resíduos sólidos;Educação Ambiental;Escola Virgem de Lourdes - Campina Grande - PB;Resíduos sólidos - coleta seletiva;Sensibilização de alunos - Educação Ambiental;Selective collection of solid waste;Environmental education;Virgem de Lourdes School - Campina Grande - PB;Solid waste - selective collection;Raising awareness of students - Environmental Education
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PASCHOAL, Luís Jocélio de Lima; BATISTA, Fábio Giovanni de Araújo. Educação ambiental na Escola Virgem de Lourdes: coleta seletiva de resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33742
???metadata.dc.description.resumo???: Em 2010, a Campanha da Fraternidade teve como Lema - Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6, 24), e como Tema – Economia e Vida. Neste sentido a Escola Virgem de Lourdes buscou uma forma de trabalhar o tema de maneira prática usando o próprio cotidiano escolar como matéria prima. A partir do advento da problemática dos resíduos sólidos produzidos diariamente na escola e que, se bem analisado, pode ser visto como meio geração de renda e de inclusão social. Neste cenário, a educação ambiental tem como contribuições diretas a estruturação de atividades em torno dos problemas concretos da comunidade, auxiliando indivíduos e grupos sociais a adquirirem os conhecimentos necessários para compreendê-los e as habilidades necessárias para resolvê-los. Sua principal função é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental, comprometidos com a vida, com o bem-estar de cada um e da coletividade, seja ela local ou global (MINÉU et al., 2016). A partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma mudança de comportamento. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso, fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da terra, despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente. Infelizmente com o passar de mais um século, ações políticas sérias não foram elaboradas, nem a população instruída para promover a diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente. O processo de coleta seletiva compõe um dos principais instrumentos de intervenção na realidade socioambiental, com forte caráter educativo, por possibilitar a mobilização da comunidade na busca de alternativas para a melhoria de seu ambiente de vida, transformando os cuidados com o resíduo sólido em exercício de cidadania (COSTA et al., 2014). Toneladas de descartes têm sido geradas diariamente, provenientes de diferentes fontes, entretanto, é o resíduo domiciliar que representa o maior percentual gerado, constituindo agravante problema no cotidiano das populações nos centros urbanos. A política dos 5Rs quando praticada pode propiciar a redução dos impactos sobre o planeta melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações, sendo instrumento imprescindível ao desenvolvimento sustentável. Repensar os hábitos de consumo e descarte; recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde; reduzir o consumo desnecessário, reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar; e reciclar materiais. O projeto desenvolvido na escola Virgem de Lourdes, tem por principal objetivo desenvolver com a população de alunos a compreensão da necessidade de preservar o meio ambiente, educando para conquistas escolares e profissionais, mas também, para a perfeita convivência em comunhão com os semelhantes e com a natureza o que torna necessário levá-lo a perceber que cuidar do resíduos sólidos produzidos é não somente uma necessidade ambiental, mas também, uma possível forma de ajudar a pessoas mais carentes que fazem da coleta seletiva um meio de sobrevivência.
Keywords: Coleta seletiva de resíduos sólidos
Educação Ambiental
Escola Virgem de Lourdes - Campina Grande - PB
Resíduos sólidos - coleta seletiva
Sensibilização de alunos - Educação Ambiental
Selective collection of solid waste
Environmental education
Virgem de Lourdes School - Campina Grande - PB
Solid waste - selective collection
Raising awareness of students - Environmental Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33742
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA VIRGEM DE LOURDES - COLETA SELETIVA - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfEducação ambiental na Escola Virgem de Lourdes - coleta seletiva - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018233.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.