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dc.description.resumo | Em 2010, a Campanha da Fraternidade teve como Lema - Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6, 24), e como Tema – Economia e Vida. Neste sentido a Escola Virgem de Lourdes buscou uma forma de trabalhar o tema de maneira prática usando o próprio cotidiano escolar como matéria prima. A partir do advento da problemática dos resíduos sólidos produzidos diariamente na escola e que, se bem analisado, pode ser visto como meio geração de renda e de inclusão social. Neste cenário, a educação ambiental tem como contribuições diretas a estruturação de atividades em torno dos problemas concretos da comunidade, auxiliando indivíduos e grupos sociais a adquirirem os conhecimentos necessários para compreendê-los e as habilidades necessárias para resolvê-los. Sua principal função é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental, comprometidos com a vida, com o bem-estar de cada um e da coletividade, seja ela local ou global (MINÉU et al., 2016). A partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma mudança de comportamento. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso, fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da terra, despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente. Infelizmente com o passar de mais um século, ações políticas sérias não foram elaboradas, nem a população instruída para promover a diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente. O processo de coleta seletiva compõe um dos principais instrumentos de intervenção na realidade socioambiental, com forte caráter educativo, por possibilitar a mobilização da comunidade na busca de alternativas para a melhoria de seu ambiente de vida, transformando os cuidados com o resíduo sólido em exercício de cidadania (COSTA et al., 2014). Toneladas de descartes têm sido geradas diariamente, provenientes de diferentes fontes, entretanto, é o resíduo domiciliar que representa o maior percentual gerado, constituindo agravante problema no cotidiano das populações nos centros urbanos. A política dos 5Rs quando praticada pode propiciar a redução dos impactos sobre o planeta melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações, sendo instrumento imprescindível ao desenvolvimento sustentável. Repensar os hábitos de consumo e descarte; recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde; reduzir o consumo desnecessário, reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar; e reciclar materiais. O projeto desenvolvido na escola Virgem de Lourdes, tem por principal objetivo desenvolver com a população de alunos a compreensão da necessidade de preservar o meio ambiente, educando para conquistas escolares e profissionais, mas também, para a perfeita convivência em comunhão com os semelhantes e com a natureza o que torna necessário levá-lo a perceber que cuidar do resíduos sólidos produzidos é não somente uma necessidade ambiental, mas também, uma possível forma de ajudar a pessoas mais carentes que fazem da coleta seletiva um meio de sobrevivência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia. | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na Escola Virgem de Lourdes: coleta seletiva de resíduos sólidos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33742 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T18:15:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T18:15:01Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Coleta seletiva de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escola Virgem de Lourdes - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos - coleta seletiva | pt_BR |
dc.subject | Sensibilização de alunos - Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Selective collection of solid waste | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Virgem de Lourdes School - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Solid waste - selective collection | pt_BR |
dc.subject | Raising awareness of students - Environmental Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PASCHOAL, Luís Jocélio de Lima. | - |
dc.creator | BATISTA, Fábio Giovanni de Araújo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education at Escola Virgem de Lourdes: selective collection of solid waste. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PASCHOAL, Luís Jocélio de Lima; BATISTA, Fábio Giovanni de Araújo. Educação ambiental na Escola Virgem de Lourdes: coleta seletiva de resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33742 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
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