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dc.description.resumoEm 2010, a Campanha da Fraternidade teve como Lema - Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6, 24), e como Tema – Economia e Vida. Neste sentido a Escola Virgem de Lourdes buscou uma forma de trabalhar o tema de maneira prática usando o próprio cotidiano escolar como matéria prima. A partir do advento da problemática dos resíduos sólidos produzidos diariamente na escola e que, se bem analisado, pode ser visto como meio geração de renda e de inclusão social. Neste cenário, a educação ambiental tem como contribuições diretas a estruturação de atividades em torno dos problemas concretos da comunidade, auxiliando indivíduos e grupos sociais a adquirirem os conhecimentos necessários para compreendê-los e as habilidades necessárias para resolvê-los. Sua principal função é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental, comprometidos com a vida, com o bem-estar de cada um e da coletividade, seja ela local ou global (MINÉU et al., 2016). A partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma mudança de comportamento. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso, fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da terra, despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente. Infelizmente com o passar de mais um século, ações políticas sérias não foram elaboradas, nem a população instruída para promover a diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente. O processo de coleta seletiva compõe um dos principais instrumentos de intervenção na realidade socioambiental, com forte caráter educativo, por possibilitar a mobilização da comunidade na busca de alternativas para a melhoria de seu ambiente de vida, transformando os cuidados com o resíduo sólido em exercício de cidadania (COSTA et al., 2014). Toneladas de descartes têm sido geradas diariamente, provenientes de diferentes fontes, entretanto, é o resíduo domiciliar que representa o maior percentual gerado, constituindo agravante problema no cotidiano das populações nos centros urbanos. A política dos 5Rs quando praticada pode propiciar a redução dos impactos sobre o planeta melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações, sendo instrumento imprescindível ao desenvolvimento sustentável. Repensar os hábitos de consumo e descarte; recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde; reduzir o consumo desnecessário, reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar; e reciclar materiais. O projeto desenvolvido na escola Virgem de Lourdes, tem por principal objetivo desenvolver com a população de alunos a compreensão da necessidade de preservar o meio ambiente, educando para conquistas escolares e profissionais, mas também, para a perfeita convivência em comunhão com os semelhantes e com a natureza o que torna necessário levá-lo a perceber que cuidar do resíduos sólidos produzidos é não somente uma necessidade ambiental, mas também, uma possível forma de ajudar a pessoas mais carentes que fazem da coleta seletiva um meio de sobrevivência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleEducação ambiental na Escola Virgem de Lourdes: coleta seletiva de resíduos sólidos.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33742-
dc.date.accessioned2023-12-20T18:15:01Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T18:15:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectColeta seletiva de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Virgem de Lourdes - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectResíduos sólidos - coleta seletivapt_BR
dc.subjectSensibilização de alunos - Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectSelective collection of solid wastept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectVirgem de Lourdes School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectSolid waste - selective collectionpt_BR
dc.subjectRaising awareness of students - Environmental Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPASCHOAL, Luís Jocélio de Lima.-
dc.creatorBATISTA, Fábio Giovanni de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education at Escola Virgem de Lourdes: selective collection of solid waste.pt_BR
dc.identifier.citationPASCHOAL, Luís Jocélio de Lima; BATISTA, Fábio Giovanni de Araújo. Educação ambiental na Escola Virgem de Lourdes: coleta seletiva de resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33742pt_BR
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