Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703
Title: | Desafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos. |
Other Titles: | Challenges for teacher training: an experience with environmental education for the responsible ownership of dogs and cats. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTI, Brunna Andrade Lima Pontes. LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo. GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias. |
Keywords: | Formação de professores;Educação ambiental - animais;Guarda responsável de cães e gatos;Cães e gatos - guarda;Inovação pedagógica;Formação continuada;Interdisciplinaridade;Teacher training;Environmental education - animals;Responsible dog and cat ownership;Dogs and cats - guard;Pedagogical innovation;Continuing training;Interdisciplinarity |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTI, Brunna Andrade Lima Pontes; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo; GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias. Desafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. v.8, n.3, set.-dez. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo traz o recorte de um projeto de formação de professores para a inclusão, em sala de aula, das temáticas de guarda responsável e superpopulação de cães e gatos. O objetivo da intervenção foi incentivar o desenvolvimento de atividades pelos próprios docentes, sem a necessidade de presença de extensionistas universitários. Foram realizados encontros de acompanhamento para incentivar e apoiar as ideias de cada um, mas, entre os sete participantes, apenas dois concluíram todas as etapas. Em entrevistas semiestruturadas concedida posteriormente, todos apresentaram os motivos para não terem realizado o que planejaram, entre os quais destacaram-se a insegurança em relação ao tema, a incerteza sobre a reação dos estudantes e as dificuldades docentes cotidianas, como indisciplina e conteúdos atrasados. Assim, destacamos a necessidade de elaborar material didático para os cursos de formação, contribuindo para a conquista gradual de segurança e autonomia para inovar em relação às temáticas e metodologias. |
Keywords: | Formação de professores Educação ambiental - animais Guarda responsável de cães e gatos Cães e gatos - guarda Inovação pedagógica Formação continuada Interdisciplinaridade Teacher training Environmental education - animals Responsible dog and cat ownership Dogs and cats - guard Pedagogical innovation Continuing training Interdisciplinarity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência Animal. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ARTIGO CIENTÍFICO CDSA 2019.pdf | Desafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos. - Artigo Científico CDSA 2019 | 295.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.