Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSIMÕES, M. A. E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6255548386742461pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Dalyane Lais da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, D. L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5114171038031643pt_BR
dc.contributor.advisor-co1VIERA, Vanessa Bordin.-
dc.contributor.advisor-co1IDVIERA, VANESSA B.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741144767373797pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Sílvio Jackson Félix.-
dc.contributor.referee1IDALVES, S. J. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9751281429082840pt_BR
dc.description.resumoCom as mudanças significativas nos hábitos alimentares da população, explicitou-se assim um grande interesse por alimentos com propriedades que beneficiem a saúde, desse modo, as cactáceas são consideradas uma possibilidade plausível, demonstrando potencial nutricional e tecnológico. Diante do exposto, esta pesquisa visou avaliar a abrangência do conhecimento sobre cactáceas e de suas potencialidades, através de uma pesquisa de mercado, com discentes da área da ciência da nutrição. Para tanto utilizou-se um questionário online, aplicado via Google Forms. Posteriormente, foram feitas análises qualitativas e quantitativas. Durante as análises 108 voluntários foram submetidos ao questionário supracitado, mediante a amostra de participantes, 80,60% pertence ao curso de bacharelado em nutrição pelo CES/UFCG, enquanto 19,40% pertence ao curso técnico em nutrição dietética pelo CAVN/UFPB, a faixa etária mais recorrente foi de 18 a 24 anos. Esses dados demonstram que os participantes da pesquisa como um todo residem no nordeste brasileiro predominantemente no estado da Paraíba. Percebeu-se que há um conhecimento significativo da expressão cactáceas, afirmado por 91,70% dos participantes, todavia, o consumo destas e de seus produtos são pouco usuais demonstrado que 83,30% afirmam não ter consumido nenhum tipo de cactáceas. Dessa forma, compreende-se que as cactáceas e seus produtos, são pouco disseminados e carecem de mais estudos que comprovem seus benefícios, para que possam ser inseridos no hábito alimentar humano. Demonstra-se, desse modo, que há um interesse expressivo no consumo das cactáceas e de produtos advindos destas, sendo assim uma alternativa viável para compor a alimentação humana, além de demonstrar potencial tecnológico favorável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.titlePesquisa de mercado: potencialidades de produtos advindos de cactáceas.pt_BR
dc.date.issued2023-11-06-
dc.description.abstractWith the significant changes in the population's eating habits, there has been a great interest in foods with properties that benefit health, and cacti are considered a plausible possibility, showing nutritional and technological potential. In view of the above, this research aimed to assess the breadth of knowledge about cacti and their potential through a market survey of students in the field of nutrition science. To this end, an online questionnaire was applied via Google Forms. Qualitative and quantitative analyses were then carried out. During the analysis, 108 volunteers were submitted to the aforementioned questionnaire. Of the sample of participants, 80.60% belonged to the bachelor's degree course in nutrition at CES/UFCG, while 19.40% belonged to the technical course in dietetic nutrition at CAVN/UFPB, and the most common age group was 18 to 24 years old. This data shows that the participants in the survey as a whole live in northeastern Brazil, predominantly in the state of Paraíba. It was noted that there is significant knowledge of the term cactaceae, affirmed by 91.70% of the participants, however, consumption of cactaceae and their products is unusual, as 83.30% say they have not consumed any type of cactaceae. It is therefore clear that cacti and their products are not widespread and need more studies to prove their benefits, so that they can be included in the human diet. This shows that there is significant interest in the consumption of cacti and their products, making them a viable alternative for the human diet, as well as demonstrating favorable technological potential.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33432-
dc.date.accessioned2023-12-06T13:46:50Z-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2023-12-06T13:46:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlimentos funcionaispt_BR
dc.subjectTecnologia de alimentospt_BR
dc.subjectPANCpt_BR
dc.subjectCactospt_BR
dc.subjectCactáceaspt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectFunctional foodspt_BR
dc.subjectFood Technologypt_BR
dc.subjectCactipt_BR
dc.subjectCactaceaept_BR
dc.subjectEating habitspt_BR
dc.subjectAlimentos funcionalespt_BR
dc.subjectTecnología de los Alimentospt_BR
dc.subjectCactuspt_BR
dc.subjectCactáceaspt_BR
dc.subjectHábitos alimenticiospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIMÕES, Maria Antônia Evaristo de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarket research: potential of products arising from cacti.pt_BR
dc.title.alternativeInvestigación de mercados: potencial de los productos derivados de cactus.pt_BR
dc.identifier.citationSIMÕES, Maria Antônia Evaristo de Souza. Pesquisa de mercado: potencialidades de produtos advindo de cactáceas. 2023. 52 fl.(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenCon los cambios significativos en los hábitos alimentarios de la población, quedó claro de ahí un gran interés por alimentos con propiedades que beneficien la salud, así Por lo tanto, los cactus se consideran una posibilidad plausible, lo que demuestra potencial nutricional y tecnológico. Teniendo en cuenta lo anterior, esta investigación tuvo como objetivo evaluar el alcance de la conocimiento sobre los cactus y su potencial, a través de investigaciones de mercado, con estudiantes del área de ciencias de la nutrición. Para ello se utilizó un cuestionario en línea, aplicado a través de Formularios de Google. Posteriormente se realizaron análisis cualitativos y cuantitativos. Durante los análisis, 108 voluntarios fueron sometidos al cuestionario antes mencionado, utilizando el muestra de participantes, el 80.60% pertenece a la licenciatura en nutrición de la CES/UFCG, mientras que el 19,40% pertenece al curso técnico en nutrición dietética de la CAVN/UFPB, el grupo etario más recurrente fue el de 18 a 24 años. Estos datos demuestran que Los participantes de la investigación en su conjunto residen en el noreste de Brasil, predominantemente en el estado de Paraíba. Se observó que existe un conocimiento significativo de la expresión. cactiáceas, manifestado por el 91.70% de los participantes, sin embargo, el consumo de estas y sus productos son inusuales, demostrando que el 83.30% dice no haber consumido ningún tipo de cactus. Así, se entiende que los cactus y sus productos son poco difundidos y requieren de más estudios que demuestren sus beneficios, para que puedan ser insertado en los hábitos alimentarios humanos. Esto demuestra que hay un interés expresivo en el consumo de cactus y productos derivados de ellos, siendo así un alternativa viable para componer alimentos humanos, además de demostrar potencial tecnología favorable.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ANTÔNIA EVARISTO DE SOUZA SIMÕES - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2023.pdfMaria Antônia Evaristo de Souza Simões - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2023542.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.