Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARACAJÁ, A. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8589939859569674pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, J. G. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616103723849559pt_BR
dc.contributor.referee1PORTO, Shirley Barbosa das Neves.-
dc.contributor.referee1IDPORTO, S. B. N.pt_BR
dc.contributor.referee2CRUZ, Lyvia de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDCRUZ, L. A.pt_BR
dc.description.resumoPartindo de entendimento de que a interação entre os indivíduos contribui significativamente no processo de formação do sujeito, reconhece-se a relevância de se compreender como se dar o compartilhamento de saberes e experiências, considerando suas especificidades e objetivos, em que se utiliza de diferentes estratégias nos mais diversos contextos sociais. Neste contexto, este trabalho traz uma reflexão quanto a importância da Estética nas narrativas em Libras, especialmente voltada para formação do leitor Surdo. Assim, apresenta como objetivo geral identificar como pode se desenvolve o processo de formação do leitor, especificamente a criança surda, através da contação de histórias, observando a importância do uso da estética para o desenvolvimento da compreensão do texto sinalizado. Diante deste, tem-se por objetivos específicos: compreender o uso da Estética no processo de contação de história em Libras, apontar as contribuições do uso da estética na narrativa em Libras e propor estratégias que facilitem o ensino da literatura surda. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipologia explicativa, sendo realizada a análise de partes da obra A lagarta e a Borboleta da autora Eunice Braido, traduzida pelo pesquisador, considerando o uso dos elementos estéticos. Os resultados apontam a inegável contribuição da estética nas narrativas, voltadas para formação leitora do aluno surdo, proporcionando este ser um sujeito ativo e participativo na sociedade em que está inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.pt_BR
dc.date.issued2023-02-
dc.description.abstractBased on the understanding that the interaction between individuals contributes significantly to the subject's formation process, the relevance of understanding how to share knowledge and experiences is recognized, considering their specificities and objectives, in which different strategies are used in different social contexts. In this context, this work brings a reflection on the importance of Aesthetics in narratives in Libras, especially focused on the formation of the Deaf reader. Thus, it presents as a general objective to identify how the reader's formation process can develop, specifically the deaf child, through storytelling, noting the importance of using aesthetics for the development of understanding of the signed text. In view of this, the following specific objectives are: to understand the use of Aesthetics in the storytelling process in Libras, to point out the contributions of the use of aesthetics in the narrative in Libras and to propose strategies that facilitate the teaching of deaf literature. As for the methodology, it is a qualitative research of explanatory typology, being carried out the analysis of parts of the work A caterpillar and the Butterfly of the author Eunice Braido, translated by the researcher, considering the use of the aesthetic elements. The results point to the undeniable contribution of aesthetics in the narratives, aimed at deaf students' reading skills, providing them with an active and participatory subject in the society in which they are inserted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310-
dc.date.accessioned2023-12-04T11:06:06Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T11:06:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstética na narrativa em libraspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectNarrativa em libraspt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectLiteratura em língua de sinaispt_BR
dc.subjectEstética de libraspt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectFormação de leitores - crianças surdaspt_BR
dc.subjectAesthetics in the narrative in Libraspt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectNarrative in poundspt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectSign language literaturept_BR
dc.subjectLibra aestheticspt_BR
dc.subjectStory tellingpt_BR
dc.subjectReader training - deaf childrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of aesthetics in the Libra narrative for deaf children's reading development.pt_BR
dc.identifier.citationMARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos. A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AYRTON FELIPE DOS SANTOS MARACAJÁ - TCC LIC. LETRAS LIBRAS CH 2023.pdfAyrton Felipe dos Santos Maracajá - TCC Lic. Letras Libras CH 2023700.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.