Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
Title: | Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. |
Other Titles: | Evaluation of textbooks from the perspective of contextualized education focused on the semi-arid region in a school unit in Serra Branca in Western Cariri of Paraíba. |
???metadata.dc.creator???: | BRITO, Micilene Silva de. SILVA, Joseane de Souza. SANTOS, Danilo Silva dos. BARBOSA, Francisca Maria. GOMES, Azenate Campos. LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
Keywords: | Educação ambiental;Educação contextualizada para a convivência com o semiárido;Livros didáticos - avaliação;Serra Branca - PB - livro didático;Cariri Ocidental Paraibano;environmental education;Contextualized education for living in the semiarid region;Textbooks - evaluation;Serra Branca - PB - textbook;Western Cariri Paraibano |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITO, Micilene Silva de; SILVA, Joseane de Souza; SANTOS, Danilo Silva dos; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho buscou analisar os conteúdos de educação ambiental contextualizada abordados nos livros didáticos em escola da rede pública do Município de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. Assim, o trabalho se desenvolveu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Apenas 0,8% do total de páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos ambientais contextualizados. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido. |
Keywords: | Educação ambiental Educação contextualizada para a convivência com o semiárido Livros didáticos - avaliação Serra Branca - PB - livro didático Cariri Ocidental Paraibano environmental education Contextualized education for living in the semiarid region Textbooks - evaluation Serra Branca - PB - textbook Western Cariri Paraibano |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2017.pdf | Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. - Anais de Eventos CDSA 2017 | 131.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.