Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
Title: | Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
Other Titles: | Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Cleomária Gonçalves da. ANSELMO, Alexandre Flávio. ALVES, Telma Gomes Ribeiro. VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
Keywords: | Educação em solos;Geotinta;Convivência com o semiárido;Atividade contextualizada;Perfil didático do solo;Ateliê de geotinta;Soil education;Geopaint;Coexistence with the semi-arid;Contextualized activity;Didactic soil profile;Geopaint studio |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema. |
Keywords: | Educação em solos Geotinta Convivência com o semiárido Atividade contextualizada Perfil didático do solo Ateliê de geotinta Soil education Geopaint Coexistence with the semi-arid Contextualized activity Didactic soil profile Geopaint studio |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Agrárias. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTUDO DA DINÂMICA DO SOLO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdf | Estudo da dinâmica do solo - Anais de Eventos CDSA 2016. | 473.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.