Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Agrárias. Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T13:02:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31 | - |
dc.date.available | 2023-10-31T13:02:05Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação em solos | pt_BR |
dc.subject | Geotinta | pt_BR |
dc.subject | Convivência com o semiárido | pt_BR |
dc.subject | Atividade contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Perfil didático do solo | pt_BR |
dc.subject | Ateliê de geotinta | pt_BR |
dc.subject | Soil education | pt_BR |
dc.subject | Geopaint | pt_BR |
dc.subject | Coexistence with the semi-arid | pt_BR |
dc.subject | Contextualized activity | pt_BR |
dc.subject | Didactic soil profile | pt_BR |
dc.subject | Geopaint studio | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Cleomária Gonçalves da. | - |
dc.creator | ANSELMO, Alexandre Flávio. | - |
dc.creator | ALVES, Telma Gomes Ribeiro. | - |
dc.creator | VITAL, Adriana de Fátima Meira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTUDO DA DINÂMICA DO SOLO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdf | Estudo da dinâmica do solo - Anais de Eventos CDSA 2016. | 473.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.