Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32306
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, W. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1738670438305874pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Rezilda Rodrigues.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, R. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2590859532640305pt_BR
dc.contributor.referee2BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDBISPO, A. C. K. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359890997459713pt_BR
dc.description.resumoOs programas de pós-graduação em instituições públicas estão passando por um processo de adaptação a uma série de orientações da CAPES, que são atualizadas de forma quadrienal. Uma dessas orientações é o incentivo à construção do planejamento estratégico no âmbito dos programas de pós-graduação. Neste contexto, é um desafio encontrar nesses programas de pós-graduação atores que possam atuar como planejadores estratégicos e que tenham as competências necessárias para decidirem os rumos desses programas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar como o perfil de competências dos gestores pode contribuir para a construção do planejamento estratégico dos programas de pós-graduação no âmbito do Centro de Tecnologia de Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, tal pesquisa tem como base um estudo de caso, por meio de um método qualitativo, com vistas a obter informações se utilizando de formulários, entrevistas, análises documentais e observação de evidências. Através dessa pesquisa foi possível identificar as principais atividades dos gestores públicos nas universidades, que envolviam a gestão nas coordenações de curso e o gerenciamento dessas coordenações através de órgãos superiores, com decisões operacionais e gerenciais predominantes, assim como identificar suas principais competências em suas áreas de atuação e no aspecto estratégico, com destaque para a comunicação e a responsabilidade, como competências consideradas mais importantes para os gestores do planejamento estratégico na pós-graduação. Ademais, a partir dessas informações foi possível construir um plano de ação para a realização do planejamento estratégico nos programas de pós-graduação da instituição. A pesquisa atingiu os objetivos esperados, propondo um modelo de construção do planejamento estratégico, baseado na incorporação de atores com competências identificáveis e potenciais para o atingimento da máxima eficiência das ações e metas estratégicas dos programas de pós-graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Pública.pt_BR
dc.titlePerfil de competências dos gestores no processo de construção do planejamento estratégico: um estudo na Pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).pt_BR
dc.date.issued2023-09-14-
dc.description.abstractPostgraduate programmes at public institutions are going through a process of adapting to a series of CAPES guidelines, which are updated every four years. One of these guidelines is to encourage the construction of strategic planning within postgraduate programmes. In this context, it is a challenge to find actors in these postgraduate programmes who can act as strategic planners and who have the necessary skills to decide the direction of these programmes. With this in mind, the aim of this study is to investigate how the competency profile of managers can contribute to building the strategic planning of postgraduate programmes within the Centre for Natural Resources Technology at the Federal University of Campina Grande. To this end, this research is based on a case study, using a qualitative method, with a view to obtaining information using forms, interviews, documentary analyses and observation of evidence. Through this research it was possible to identify the main activities of public managers in universities, which involved managing course coordinators and managing these coordinators through higher bodies, with predominant operational and managerial decisions, as well as identifying their main competences in their areas of activity and in the strategic aspect, with an emphasis on communication and responsibility as the competences considered most important for strategic planning managers in postgraduate programmes. Furthermore, based on this information, it was possible to construct an action plan for carrying out strategic planning in the institution's postgraduate programmes. The research achieved the expected objectives, proposing a model for building strategic planning, based on the incorporation of actors with identifiable and potential competences for achieving maximum efficiency in the actions and strategic goals of the postgraduate programmes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32306-
dc.date.accessioned2023-10-24T18:38:25Z-
dc.date.available2023-10-24-
dc.date.available2023-10-24T18:38:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectGestores – competência em planejamentopt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectPós-graduação – UFCGpt_BR
dc.subjectProgramas de pós-graduação – planejamentopt_BR
dc.subjectCentro de Tecnologia e Recursos Naturais – UFCG.pt_BR
dc.subjectGestão de competênciaspt_BR
dc.subjectGestão estratégica – Instituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectGestor Públicopt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Desenvolvimento de Pessoaspt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectManagers – competence in planning Public Managementpt_BR
dc.subjectPostgraduate – UFCGpt_BR
dc.subjectPostgraduate programs – planningpt_BR
dc.subjectCenter for Technology and Natural Resources – UFCGpt_BR
dc.subjectSkills managementpt_BR
dc.subjectStrategic management – Higher Education Institutionpt_BR
dc.subjectPublic Managerpt_BR
dc.subjectNational People Development Policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Wellington Laurentino dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetencies profile of managers in the strategic planning construction process: a study in the Postgraduate Course at the Federal University of Campina Grande (UFCG).pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Wellington Laurentino dos. Perfil de competências dos gestores no processo de construção do planejamento estratégico: um estudo na Pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 2023. 164f. (Dissertação), Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Sousa - Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32306pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WELLINGTON LAURENTINO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFIAP CCJS 2023..pdfWellington Laurentino dos Santos - Dissertação PROFIAP CCJS 2023.1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.