Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933
Title: | A produção e experimentação de recursos didáticos: o fazer e aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. |
Other Titles: | The production and experimentation of teaching resources: doing and learning in geography teaching in rural schools. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. MOTA, Antonio Carlos Soares de. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
Keywords: | Recursos didáticos;Ensino de Geografia;Escolas do campo;Produção de recursos didáticos;Escola Estadual Maria Balbina Pereira - Santa Luzia do Cariri - PB;Didactic resources;Teaching Geography;Country schools;Production of teaching resources;Maria Balbina Pereira State School - Santa Luzia do Cariri - PB |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. A produção e experimentação de recursos didáticos: o fazer e aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 5. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2020. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, zona rural do município de Serra Branca – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. |
Keywords: | Recursos didáticos Ensino de Geografia Escolas do campo Produção de recursos didáticos Escola Estadual Maria Balbina Pereira - Santa Luzia do Cariri - PB Didactic resources Teaching Geography Country schools Production of teaching resources Maria Balbina Pereira State School - Santa Luzia do Cariri - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS - ANAIS CDSA 2020.pdf | A produção e experimentação de recursos didáticos - ANAIS CDSA 2020 | 940.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.