Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, zona rural do município de Serra Branca – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleA produção e experimentação de recursos didáticos: o fazer e aprender no ensino de geografia nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933-
dc.date.accessioned2023-10-10T19:35:01Z-
dc.date.available2023-10-10-
dc.date.available2023-10-10T19:35:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectProdução de recursos didáticospt_BR
dc.subjectEscola Estadual Maria Balbina Pereira - Santa Luzia do Cariri - PBpt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectProduction of teaching resourcespt_BR
dc.subjectMaria Balbina Pereira State School - Santa Luzia do Cariri - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.creatorMOTA, Antonio Carlos Soares de.-
dc.creatorFARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production and experimentation of teaching resources: doing and learning in geography teaching in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. A produção e experimentação de recursos didáticos: o fazer e aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 5. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2020. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31933pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS - ANAIS CDSA 2020.pdfA produção e experimentação de recursos didáticos - ANAIS CDSA 2020940.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.