Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
Title: | Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. |
Other Titles: | Drawing workshop as a pedagogical strategy in training by area of knowledge of human and social sciences in the degree in Rural Education. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. MOTA, Antonio Carlos Soares de. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
Keywords: | Licenciatura em Educação do Campo;Oficina de desenhos;Estratégia pedagógica;Desenho como estratégia pedagógica;Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG;Produção de desenhos;Degree in Rural Education;Drawing workshop;Pedagogical strategy;Drawing as a pedagogical strategy;Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG;Drawing production |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento. |
Keywords: | Licenciatura em Educação do Campo Oficina de desenhos Estratégia pedagógica Desenho como estratégia pedagógica Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG Produção de desenhos Degree in Rural Education Drawing workshop Pedagogical strategy Drawing as a pedagogical strategy Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG Drawing production |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação do Campo. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OFICINA DE DE DESENHOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA - CAP LIVRO CDSA 2022.pdf | Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. - Cap Livro CDSA 2022 | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.