Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleOficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924-
dc.date.accessioned2023-10-10T18:18:41Z-
dc.date.available2023-10-10-
dc.date.available2023-10-10T18:18:41Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectOficina de desenhospt_BR
dc.subjectEstratégia pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenho como estratégia pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectProdução de desenhospt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectDrawing workshoppt_BR
dc.subjectPedagogical strategypt_BR
dc.subjectDrawing as a pedagogical strategypt_BR
dc.subjectTeaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectDrawing productionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.creatorMOTA, Antonio Carlos Soares de.-
dc.creatorFARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDrawing workshop as a pedagogical strategy in training by area of knowledge of human and social sciences in the degree in Rural Education.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OFICINA DE DE DESENHOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA - CAP LIVRO CDSA 2022.pdfOficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. - Cap Livro CDSA 20221.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.