Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, KiaraTatianny Santos da.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee2IDKiara Tatianny Santos da Costa.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou compreender os desafios enfrentados por pais, professores e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do ensino fundamental II, que abrange as séries do 6o ao 9o ano, conhecer como acontece o ensino e a inclusão desses alunos nas escolas. A metodologia usada para os resultados foi a quali-quantitativa, com a aplicação de questionários, os quais foram estabelecidas duas categorias: “concepções das potencialidades e desafios dos professores” e “concepções das potencialidades e desafios dos pais”. Esse estudo permitiu concluir que mesmo sem os profissionais terem uma qualificação ou especialização direcionada a esse público alvo, conseguem ter uma boa experiência e significativa permanência deles em sala de aula. Também foi possível verificar que os alunos TEA têm o auxílio dos pais bem como o a participação deles no convívio da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleEnsino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores.pt_BR
dc.date.issued2023-06-19-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) sought to understand the challenges faced by parents, teachers and students with Autism Spectrum Disorder (ASD) of elementary school II, which covers the 6th to 9th grades, to know how teaching and the inclusion of these students in schools. The methodology used for the results was qualitative and quantitative, with the application of questionnaires, which established two categories: “conceptions of potentialities and challenges of teachers” and “conceptions of potentialities and challenges of parents”. This study concluded that even without professionals having a qualification or specialization aimed at this target audience, they manage to have a good experience and a significant permanence in the classroom. It was also possible to verify that TEA students have the help of their parents as well as their participation in the school environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31158-
dc.date.accessioned2023-08-02T13:27:01Z-
dc.date.available2023-08-02-
dc.date.available2023-08-02T13:27:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino inclusãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemática – autistapt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectTeaching inclusionpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teaching – autisticpt_BR
dc.subjectTrastorno del espectro autistapt_BR
dc.subjectEducación elementalpt_BR
dc.subjectEnseñanza inclusiónpt_BR
dc.subjectMetodologíapt_BR
dc.subjectEnseñanza de las matemáticaspt_BR
dc.subjectEnseñanza de las matemáticas – autista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Andréa Amorim da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching for autistic students: potentialities and challenges in the perception of parents and teachers.pt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de las matemáticas para estudiantes autistas: potencialidades y desafíos en la percepción de padres y profesores.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Andréa Amorim da. Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEste Trabajo de Finalización de Curso (TCC) buscó comprender la desafíos que enfrentan los padres, maestros y estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) de la escuela primaria II, que abarca los grados de 6° a 9° grado, conocer cómo se da la enseñanza y la inclusión de estos alumnos en las escuelas. A metodología utilizada para los resultados fue cualitativa y cuantitativa, con la aplicación de cuestionarios, que establecieron dos categorías: "Concepciones de potencialidades y desafíos de los docentes” y “concepciones de las potencialidades y desafíos de crianza. Este estudio nos permitió concluir que aún sin profesionales tener una titulación o especialización dirigida a este público objetivo, logran tener una buena experiencia y una permanencia significativa de ellos en el aula. También se pudo comprobar que los alumnos de TEA cuentan con la ayuda de sus padres bien como su participación en la vida escolar.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA AMORIM DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2013.pdfAndréa Amorim da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2013387.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.