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dc.creator.IDSILVA, L. D. G. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2995438788364022pt_BR
dc.contributor.advisor1JERÔNIMO, Heloísa Maria Ângelo.-
dc.contributor.advisor1IDJERÔNIMO, H. M. Â.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383339024154196pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PONTES, Edson Douglas Silva.-
dc.contributor.advisor-co1IDPONTES, E. D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658276454266803pt_BR
dc.contributor.referee1VIERA, Vanessa Bordin.-
dc.contributor.referee1IDVIERA, VANESSA BORDIN.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741144767373797pt_BR
dc.description.resumoO desperdício de alimentos é um dos maiores problemas existentes na atualidade que gera consequências ecológicas, sociais e econômicas. Uma das soluções para esse problema é o “aproveitamento integral dos alimentos", que além de enriquecer as preparações com nutrientes, também promove cuidado ao meio ambiente e segurança alimentar. Todavia, faz-se necessário atestar a qualidade nutricional das preparações, bem como avaliar a aceitação sensorial. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de preparações culinárias utilizando ingredientes na sua forma integral e avaliar sua aceitação em escolares, bem como caracterizar suas propriedades físico-químicas. Para tanto, foram desenvolvidas duas receitas (Torta de macaxeira com soja e Farofa de cuscuz com frango) utilizando os ingredientes disponíveis na merenda escolar do município de Cuité-PB. A análise sensorial foi desenvolvida com 301 alunos do fundamental I de duas escolas do município. Foi aplicado um teste de aceitação com escala hedônica facial para cada produto desenvolvido. Ademais, foram realizadas análises físico-químicas de cada receita elaborada. A torta de macaxeira, apesar de ser bem aceita pelos alunos, não foi considerada apta para inclusão na merenda escolar, por não atingir o valor mínimo descrito pela legislação. No que se refere ao cuscuz, foi observado que somente a preparação a base de cuscuz atendeu as metas propostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pois apresentaram resultados superiores à 85% no índice de aceitabilidade. Através da análise físico-química, observou-se que a farofa de cuscuz apresentou um teor de atividade de água e pH ligeiramente inferior ao da torta, já os teores de umidade e cinzas da farofa de cuscuz demonstraram resultados superiores ao da torta. Os valores de macro e micronutrientes, atenderam os parâmetros da legislação do PNAE, somente o valor da proteína da farofa de cuscuz encontra-se acima da norma designada pelo programa. Dessa forma, a partir dos resultados da análise sensorial e físico-química, a adição de talos e cascas em preparações na merenda escolar das crianças, torna-se uma alternativa saudável, minimizando o desperdício alimentar e enriquecendo nutricionalmente todas as preparações ofertadas no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência e tecnologia de alimentospt_BR
dc.titleAproveitamento integral dos alimentos: caracterização físico-química e análise sensorial de preparações por escolares da rede pública de ensino do município de Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-06-02-
dc.description.abstractFood waste is one of the biggest problems that exist today that generates ecological, social and economic consequences. One of the solutions to this problem is the "integral use of food", which in addition to enriching the preparations with nutrients, also promotes care for the environment and food safety and sensory acceptance. In this sense, this work aimed to develop culinary preparations. using ingredients in their integral form and evaluate their acceptance by schoolchildren, as well as characterize their physicochemical properties, for which two recipes (Cassava cake with soy and couscous farofa with chicken) were developed using ingredients available in school lunches from the city of Cuité-PB. A sensory analysis was carried out with 301 elementary school students from two schools in the city. An acceptance test with a facial hedonic scale was applied for each product developed. In addition, physicochemical analyzes were carried out for each recipe prepared. . . The cassava cake, despite being well accepted by the students, was not considered suitable for inclusion in school lunches, since it did not reach the minimum value provided by the legislation. Regarding couscous, it was observed that only the couscous-based preparation met the goals proposed by the National School Feeding Program (PNAE), since it presented results above 85% in the acceptability index. Through the physical-chemical analysis it was observed that the couscous farofa presented a slightly lower water activity and pH content than the cake, while the moisture and ash content of the couscous farofa showed better results than the cake. The macro and micronutrient values complied with the parameters of the PNAE legislation, only the protein value of farofa couscous is above the norm indicated by the program. Thus, based on the results of the sensory and physical-chemical analysis, the addition of stems and peels to the preparations in children's school lunches becomes a healthy alternative, minimizing food waste and nutritionally enriching all the preparations that are offered at the school level.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30567-
dc.date.accessioned2023-07-05T17:24:58Z-
dc.date.available2023-07-05-
dc.date.available2023-07-05T17:24:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectAproveitamento integral dos alimentospt_BR
dc.subjectPrograma nacional de alimentação escolarpt_BR
dc.subjectDesperdício de alimentos - escolar - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectSegurança alimentar - escola - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectAlimentação - escola - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectSchool mealspt_BR
dc.subjectFull use of foodpt_BR
dc.subjectNational school feeding programpt_BR
dc.subjectFood waste - school - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectFood safety - school - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectFood - school - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectComidas del colegiopt_BR
dc.subjectUso completo de los alimentospt_BR
dc.subjectPrograma nacional de alimentacion escolarpt_BR
dc.subjectDesechos alimentarios - escuela - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectSeguridad alimentaria - escuela - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectComida - escuela - Cuité - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Lívia Daphinny Gomes Dutra da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntegral use of food: physical-chemical characterization and sensory analysis of preparations by students from public schools in the municipality of Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativeAprovechamiento integral de los alimentos: caracterización físico-química y análisis sensorial de preparaciones por estudiantes de escuelas públicas en el municipio de Cuité - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lívia Daphinny Gomes Dutra da. Aproveitamento integral dos alimentos: caracterização físico-química e análise sensorial de preparações por escolares da rede pública de ensino do município de Cuité - PB. 2023. 56. fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEl desperdicio de alimentos es uno de los mayores problemas existentes en la actualidad que genera consecuencias ecológicas, sociales y económicas. Una de las soluciones a este problema es la "pleno aprovechamiento de los alimentos", que además de enriquecer las preparaciones con nutrientes, también promueve el cuidado del medio ambiente y la seguridad alimentaria. Sin embargo, se hace necesarias para certificar la calidad nutricional de los preparados, así como para evaluar la aceptación sensorial. En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo desarrollar preparaciones cocina utilizando los ingredientes en su totalidad y evaluar su aceptación en los escolares, así como caracterizar sus propiedades fisicoquímicas. Para ello, se desarrolló dos recetas (Pastel de mandioca con soja y Farofa de cuscús con pollo) utilizando el ingredientes disponibles en los almuerzos escolares de la ciudad de Cuité-PB. El análisis sensorial fue desarrollado con 301 alumnos de primaria de dos escuelas del municipio. se aplicó un prueba de aceptación con escala hedónica facial para cada producto desarrollado. Además, eran Se realizaron análisis físico-químicos de cada receta preparada. El pastel de mandioca, a pesar ser bien aceptado por los estudiantes, no se consideró apto para ser incluido en el almuerzo escolar, porque no alcanza el valor mínimo descrito por la legislación. Con respecto al cuscús, se observó que sólo la preparación a base de cuscús cumplió con los objetivos propuestos por el de Alimentación Escolar (PNAE), ya que presentaron resultados superiores al 85% en el índice de aceptabilidad. A través del análisis físico-químico se observó que la farofa de cuscús mostró un contenido de actividad de agua y pH ligeramente inferior al de la torta, mientras que los niveles de la humedad y la ceniza de la farofa de cuscús mostraron mejores resultados que la torta. Tú valores de macro y micronutrientes, cumplía con los parámetros de la legislación del PNAE, solo el valor de proteína del cuscús farofa está por encima de la norma designada por el programa. Así, en base a los resultados de los análisis sensoriales y físico-químicos, la adición de tallos y cáscaras en preparaciones en la merienda escolar de los niños, se convierte en una alternativa saludable, minimizando el desperdicio de alimentos y enriqueciendo nutricionalmente todas las preparaciones que se ofrece en el ambiente escolar.pt_BR
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LÍVIA DAPHINNY GOMES DUTRA DA SILVA - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2023.pdf Lívia Daphinny Gomes Dutra da Silva - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2023775.67 kBAdobe PDFView/Open


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