Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30400
Title: | Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume II. |
Other Titles: | Youth protagonism in shelters: the science/experience that comes from university extension: volume II. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Alexandre Magno Tavares da. FURTADO, Quézia Vila Flor. FERNANDES, Heloisa Cristina Sousa. QUARESMA, Selton Gustavo Maurício. FRANÇA, Junielle Menezes. SALES, Bruna Izabela. ARRUDA, Jakeane de Almeida. MIRANDA, Michelly Matias. LIRA, Dione Oliveira de Souza. CHAVES, Naila Jenisch. NEGREIROS, Janaína Delmiro Vidal de. VITORINO, Edgina Magally Alves. SILVA, José Carlos Nascimento da. LIRA, Layne Maria dos Santos Batista. SILVA, Vanessa Costa. WANDERLEY, Biancka Ellen Baracho. SILVA, Edilene Firmino da. ANDRADE, Laysla Lavínia Santos. SANTOS, Lurdes Maria Maldevino dos. ALMEIDA, Giovana Helen Fernandes. VIEIRA, Conceição Aparecida. SILVA, Isabella Hellen Estevão da. ARRUDA, Jaqueline de Almeida. ANDRADE, Heloísa Emanuela Batista de. OLIVEIRA, Tamires Pereira de. PEREIRA, Wagner da Silva. SILVA, Jéssica Ferreira Souza da. SANTOS, Nathalia Silva. CAVALCANTI, Camila Ellen Maria Martins. VIEIRA, Hugo José Batista. GOMES, Jessica Kelly Felix. GOMES, Raimunda Nonata Alves de A. S. Gomes. CUNHA, Suelinny Dulcineia da. |
Keywords: | Casas de acolhimento - jovens;João Pessoa - PB - casas de acolhimento;Extensão universitária;Crianças e adolescentes - casas de acolhimento;Estatuto da Criança e do Adolescente;Direito à educação - adolescentes em casas de acolhimento;Vulnerabilidade social e direito à educação;Mediadores educacionais - casas de acolhimento;Educação e cidadania;Oficinas de direito - crianças e adolescentes;Profissional Pedagogo - instituições de acolhimento;Educadores sociais - casas de acolhimento;Formação docente;Alfabetização de crianças - situação de acolhimento;Mediação pedagógica - casas de acolhimento;Acompanhamento pedagógico - casa de acolhimento;Espaços de acolhimento -afetividade e emoções;Adolescentes residentes em casas de acolhimento;Gravidez na adolescência - oficina;Oficina de educação em saúde - casas de acolhimento;Ensino de Espanhol - casas de acolhimento;Horta pedagógica;Educação ambiental - casa de acolhimento;Inclusão de adolescente - deficiência intelectual;Hogares de acogida - jóvenes;João Pessoa - PB - albergues;Extensión Universitaria;Niños y adolescentes - hogares de acogida;Estatuto del Niño y del Adolescente;Derecho a la educación - adolescentes en hogares de acogida;Vulnerabilidad social y derecho a la educación;Mediadores educativos - hogares de acogida;Educación y ciudadanía;Talleres de derecho - niños y adolescentes;Pedagogo profesional - instituciones de acogida;Educadores sociales - hogares de acogida;Formación de profesores;Alfabetización de los niños - situación del anfitrión;Mediación pedagógica - casas de acogida;Seguimiento pedagógico - casa de acogida;Espacios acogedores - afectividad y emociones;Adolescentes que residen en casas de acogida;Embarazo adolescente - taller;Taller de educación para la salud - casas de acogida;Enseñanza de español - casas de acogida;Huerta pedagógica;Educación ambiental - casa de acogida;Inclusión adolescente - discapacidad intelectual;Foyers d'accueil - jeunes;João Pessoa - PB - abris;Extension universitaire;Enfants et adolescents - foyers d'accueil;Statut de l'enfant et de l'adolescent;Droit à l'éducation - adolescents en famille d'accueil;Vulnérabilité sociale et droit à l'éducation;Médiateurs éducatifs - foyers d'accueil;Éducation et citoyenneté;Ateliers de droit - enfants et adolescents;Pédagogue professionnel - institutions d'accueil;Éducateurs sociaux - foyers d'accueil;Formation des enseignants;Alphabétisation des enfants - situation d'accueil;Alphabétisation des enfants - situation d'accueil;Médiation pédagogique - foyers d'accueil;Suivi pédagogique - maison d'accueil;Espaces accueillants - affectivité et émotions;Adolescents hébergés en famille d'accueil;Grossesse chez les adolescentes - atelier;Atelier d'éducation à la santé - foyers d'accueil;Enseignement de l'espagnol - maisons d'accueil;Potager pédagogique;Education à l'environnement - maison d'accueil;Inclusion des adolescents - déficience intellectuelle;University Extension;João Pessoa - PB - shelters;Children and teenagers - foster homes;Child and Adolescent Statute;Right to education - teenagers in foster homes;Social vulnerability and the right to education;Educational mediators - foster homes;Education and citizenship;Law workshops - children and adolescents;Professional Pedagogue - host institutions;Social educators - foster homes;Teacher training;Literacy of children - host situation;Pedagogical mediation - foster homes;Pedagogical follow-up - host house;Welcoming spaces - affectivity and emotions;Adolescents residing in foster homes;Teenage pregnancy - workshop;Health education workshop - host homes;Teaching Spanish - host homes;Pedagogical vegetable garden;Environmental education - host house;Adolescent inclusion - intellectual disability |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de; COSTA, Isabel Marinho da; FURTADO, Quezia Vila Flor (organizadoras). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume II. João Pessoa - PB: Ideia, 2021. ISBN: 978-65-5608-129-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30400 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Em 2019 publicamos o nosso primeiro livro Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária VOL I, no qual relatamos as atividades desenvolvidas junto aos adolescentes residentes em Casas de Acolhimento, práticas e reflexões, resultados de pesquisas que fortaleceram o tripé indissociável do ensino, pesquisa e extensão. Não diferente, seguimos neste ano de 2020 com as reflexões e proposições que se desdobraram em outros relatos, outras experiências refletidas cientificamente, resultando no VOL II que aqui se apresenta, iniciando com o belo depoimento de umas das estudantes bolsistas do ano de 2018, que junto com sua família adota a adolescente que acompanhava na mediação pedagógica. Nossa trilha iniciou-se em 2016, a partir da constatação informal sobre o alto índice de distorção idade/ano verificado nas crianças e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento de João Pessoa, sendo este percentual maior entre os adolescentes que revelavam dificuldades de aprendizagem, desânimo em relação a atividades escolares, indisciplina na relação com colegas e professores, bem como rejeição a qualquer acompanhamento mais específico na mediação de suas dificuldades educacionais. Estas informações impulsionaram a partir da Universidade Federal da Paraíba, a organização de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados aos programas como PROBEX, PROLICEN e PET/Conexões de saberes Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, articulados pelo subprojeto Letramento e Escolarização a partir de Histórias Individuais para Autonomia – LEHIA. Estes projetos vêm desenvolvendo ações, totalizando quase cinco anos, contribuindo na superação das dificuldades e necessidades de aprendizagem de mais de 30 crianças e adolescentes atendidas pelos projetos na Casa Feminina, Lar Manaíra, Shalon, Morada do Betinho e até o ano passado, na Missão Restauração. As ações são desenvolvidas por estudantes de diversas áreas de graduação da UFPB: Pedagogia, História, Biologia, Psicopedagogia, Letras (Francês e Espanhol), Direito, Relações Internacionais, Enfermagem e Nutrição. Em suas diferentes áreas articulam ações específicas junto a escolarização, na mediação pedagógica, na articulação com as escolas para melhor sensibilidade junto ao grupo de crianças e adolescentes, na organização de oficinas que atendam demandas necessárias de intervenção na saúde, orientação para a vida, entre outros aspectos que possibilitem a garantia do Direito à Educação. Estas ações são realizadas semanalmente com carga horária específica a cada atividade. Nos anos de 2017 a 2019 através da parceria com outros projetos PROLICEN e PROBEX, sob a orientação da Professora Conceição Miranda, também organizadora desta obra, foram atendidas 07 escolas públicas, pertencentes às redes de ensino municipal e estadual, na cidade de João Pessoa/PB. Seu principal foco se dá no processo de sensibilização através da realização de oficinas com os corpos técnico e pedagógico das escolas e de fortalecimento junto às diferentes metodologias de ensino com formação continuada. Estes projetos atenderam um total de 08 alunos (crianças e adolescentes) através de acompanhamento pedagógico na escola e na casa de acolhimento e mais de 60 profissionais da educação (professores, gestores, supervisores escolares, psicólogos educacionais). Vale notificar também que na organização desta obra temos a Prof.a Isabel Marinho da Costa, que a partir dos seus estudos sobre mediação, muito tem contribuído para melhor ampliarmos nossas reflexões e prática junto a Pautados/as pelo paradigma da Educação Popular freireana, desejamos que o leitor e a leitora se sintam motivados pelos relatos, reflexões e proposições apresentadas, sendo instigados a contribuir com a visibilidade da realidade educacional que vivenciam crianças e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento, se indignando e quem sabe, se comprometendo a chegar junto, conhecer e mediar atitudes de fortalecimento e garantia ao Direito à Educação. |
Keywords: | Casas de acolhimento - jovens João Pessoa - PB - casas de acolhimento Extensão universitária Crianças e adolescentes - casas de acolhimento Estatuto da Criança e do Adolescente Direito à educação - adolescentes em casas de acolhimento Vulnerabilidade social e direito à educação Mediadores educacionais - casas de acolhimento Educação e cidadania Oficinas de direito - crianças e adolescentes Profissional Pedagogo - instituições de acolhimento Educadores sociais - casas de acolhimento Formação docente Alfabetização de crianças - situação de acolhimento Mediação pedagógica - casas de acolhimento Acompanhamento pedagógico - casa de acolhimento Espaços de acolhimento -afetividade e emoções Adolescentes residentes em casas de acolhimento Gravidez na adolescência - oficina Oficina de educação em saúde - casas de acolhimento Ensino de Espanhol - casas de acolhimento Horta pedagógica Educação ambiental - casa de acolhimento Inclusão de adolescente - deficiência intelectual Hogares de acogida - jóvenes João Pessoa - PB - albergues Extensión Universitaria Niños y adolescentes - hogares de acogida Estatuto del Niño y del Adolescente Derecho a la educación - adolescentes en hogares de acogida Vulnerabilidad social y derecho a la educación Mediadores educativos - hogares de acogida Educación y ciudadanía Talleres de derecho - niños y adolescentes Pedagogo profesional - instituciones de acogida Educadores sociales - hogares de acogida Formación de profesores Alfabetización de los niños - situación del anfitrión Mediación pedagógica - casas de acogida Seguimiento pedagógico - casa de acogida Espacios acogedores - afectividad y emociones Adolescentes que residen en casas de acogida Embarazo adolescente - taller Taller de educación para la salud - casas de acogida Enseñanza de español - casas de acogida Huerta pedagógica Educación ambiental - casa de acogida Inclusión adolescente - discapacidad intelectual Foyers d'accueil - jeunes João Pessoa - PB - abris Extension universitaire Enfants et adolescents - foyers d'accueil Statut de l'enfant et de l'adolescent Droit à l'éducation - adolescents en famille d'accueil Vulnérabilité sociale et droit à l'éducation Médiateurs éducatifs - foyers d'accueil Éducation et citoyenneté Ateliers de droit - enfants et adolescents Pédagogue professionnel - institutions d'accueil Éducateurs sociaux - foyers d'accueil Formation des enseignants Alphabétisation des enfants - situation d'accueil Alphabétisation des enfants - situation d'accueil Médiation pédagogique - foyers d'accueil Suivi pédagogique - maison d'accueil Espaces accueillants - affectivité et émotions Adolescents hébergés en famille d'accueil Grossesse chez les adolescentes - atelier Atelier d'éducation à la santé - foyers d'accueil Enseignement de l'espagnol - maisons d'accueil Potager pédagogique Education à l'environnement - maison d'accueil Inclusion des adolescents - déficience intellectuelle University Extension João Pessoa - PB - shelters Children and teenagers - foster homes Child and Adolescent Statute Right to education - teenagers in foster homes Social vulnerability and the right to education Educational mediators - foster homes Education and citizenship Law workshops - children and adolescents Professional Pedagogue - host institutions Social educators - foster homes Teacher training Literacy of children - host situation Pedagogical mediation - foster homes Pedagogical follow-up - host house Welcoming spaces - affectivity and emotions Adolescents residing in foster homes Teenage pregnancy - workshop Health education workshop - host homes Teaching Spanish - host homes Pedagogical vegetable garden Environmental education - host house Adolescent inclusion - intellectual disability |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Serviço Social. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30400 |
Appears in Collections: | Livros e E-books Completos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROTAGONISMO JUVENIL E CASAS DE ACOLHIMENTO VOL 2 - E-BOOK CDSA 2021.pdf | Protagonismo juvenil em casas de acolhimento Vol. 2 - E- BOOK CDSA 2019. | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.