Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30260
Title: Metodologias ativas para análise multissemiótica: investigando jogos para o ensino de linguagens nos anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: Active methodologies for multisemiotic analysis: investigating games for language teaching in the final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Murilo Martiliano Marques da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RÉGIS, Laura Dourado Loula.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, Otávia Pinheiro Pedrosa.
Keywords: Semiótica;Análise multissemiótica;Metodologias ativas;Multissemiótica;Ensino de língua portuguesa;Múltiplas linguagens;Jogos análise;Whats app manual - jogo;Tabuleiro das linguagens - jogo;Big língua Brasil - jogo;Aula de linguagens;Letramentos;Semiotics;Multisemiotic analysis;Active methodologies;Multisemiotics;Portuguese language teaching;Multiple languages;Games analysis;Whats app manual - game;Language board - game;Big language Brazil - game;Language class;Literacies
Issue Date: 5-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Murilo Martiliano Marques da. Metodologias ativas para análise multissemiótica: investigando jogos para o ensino de linguagens nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30260
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o emprego de metodologias ativas em projeto de ensino voltado para as múltiplas linguagens em contextos de interação. Levando a cabo que o modelo de ensino vemse transmudando com o passar dos anos, novas metodologias de ensino vêm ganhando espaço em contexto escolar. As chamadas metodologias ativas surgem especificamente da necessidade de propor ao aluno, meios inovadores de auxiliar na construção de novos saberes, além de valorizar a autonomia do alunado, visto que metodologias tradicionais estão se tornando cada vez mais obsoletas em contexto de aprendizado. Para mais, o mundo está cheio de signos e meios que promovem uma comunicação. Por meio da linguagem verbal e/ou não verbal, estamos rodeados de signos linguísticos que nos proporcionam uma mensagem nos mais variados contextos comunicativos e que em muitos casos não nos damos conta. Diante do exposto, para este trabalho, analisamos três jogos, aplicados em uma amostra pedagógica, manuseando conteúdos linguísticos acerca das múltiplas linguagens, com o intuito de propor ao aluno novos caminhos para alcancar uma aprendizagem significativa promissora. Assim, para o referencial teórico, foram levados em consideração conceitos apresentados por Moran (2001; 2015; 2018), Berbel (2011), Camargo (2018) e outros autores, para entendermos melhor sobre metodologias ativas e ensino, como também Santaella (2005; 2007), Peirce (2005) e outros estudiosos da área semiótica para compreendermos as múltiplas linguagens. Para mais, este trabalho apresenta uma relevância para quem tem a necessidade de entender que os métodos tradicionais em sala de aula vêm mudando e abrindo espaço para novas metodologias, afim de agradar ao público alunado.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo principal analizar el uso de metodologías activas en el proyecto de enseñanza centrado en las lenguas múltiples en contextos de interacción. Teniendo en cuenta que el modelo de enseñanza ha ido transmutando a lo largo de los años, las nuevas metodologías de enseñanza van ganando espacio en el contexto escolar. Las llamadas metodologías activas surgen específicamente de la necesidad de ofrecer al alumno formas innovadoras de ayudar en la construcción de nuevos conocimientos. Además de valorar la autonomía del alumno, ya que las metodologías tradicionales son cada vez más obsoletas en el contexto del aprendizaje. Además, el mundo está lleno de signos y medios que favorecen la comunicación. Ya sea a través del lenguaje verbal y/o no verbal, estamos rodeados de signos lingüísticos que nos proporcionan un mensaje en los más variados contextos comunicativos y de los que en muchos casos no somos conscientes. Teniendo en cuenta lo anterior, para este trabajo, analizamos tres juegos, aplicados en una muestra pedagógica, que manejan contenidos lingüísticos sobre múltiples lenguas, con el fin de proponer al alumno nuevas formas de alcanzar un aprendizaje significativo prometedor. Así, para el referencial teórico se tomaron en cuenta conceptos presentados por Moran (2001; 2015; 2018), Berbel (2011), Camargo (2018) y otros autores para entender mejor sobre las metodologías activas y la enseñanza, así como Santaella (2005; 2007), Peirce (2005) y otros estudiosos del área semiótica para entender los múltiples lenguajes. Además, este trabajo presenta una relevancia para quienes tienen la necesidad de entender que los métodos tradicionales en el aula han ido cambiando y dando cabida a nuevas metodologías, con el fin de complacer al público estudiantil.
Keywords: Semiótica
Análise multissemiótica
Metodologias ativas
Multissemiótica
Ensino de língua portuguesa
Múltiplas linguagens
Jogos análise
Whats app manual - jogo
Tabuleiro das linguagens - jogo
Big língua Brasil - jogo
Aula de linguagens
Letramentos
Semiotics
Multisemiotic analysis
Active methodologies
Multisemiotics
Portuguese language teaching
Multiple languages
Games analysis
Whats app manual - game
Language board - game
Big language Brazil - game
Language class
Literacies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30260
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MURILO MARTILIANO MARQUES DA SILVA - MONOGRAFIA LETRAS LING. PORTUGUESA CH 2022.pdfMurilo Martiliano Marques da Silva - Monografia Letras Ling. Portuguesa CH 20221.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.