Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227
Title: | Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
Other Titles: | Voices and social representations about writing in Letters: the undergraduate student on the scene. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. |
Keywords: | Linguística aplicada;Interacionismo;Sociodiscurso;Estudante de Letras - escrita;Escrita universitária;Escrita acadêmica orientada;Escrita acadêmica normatizada;Escrita acadêmica fundamentada;Representação de escrita acadêmica;Representação social - estudos linguísticos;Linguagem;Cursos de Letras;Applied Linguistics;Interactionism;Sociodiscourse;Language student - writing;University writing;Oriented academic writing;Standardized academic writing;Grounded academic writing;Academic writing representation;Social representation - linguistic studies;Language;Literature Courses;Linguistique Appliquée;Interactionnisme;Sociodiscours;Étudiante en langue - écriture;Écriture universitaire;Écriture académique orientée;Écriture académique standardisée;Rédaction académique ancrée;Représentation de l'écriture académique;Représentation sociale - études linguistiques;Langue;Cours de littérature;La lingüística aplicada;Interaccionismo;Sociodiscurso;Estudiante de idiomas - escritura;Escritura universitaria;Escritura académica orientada;Escritura académica estandarizada;Escritura académica fundamentada;Representación de escritura académica;Representación social - estudios lingüísticos;Idioma;Cursos de Literatura |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais. |
Keywords: | Linguística aplicada Interacionismo Sociodiscurso Estudante de Letras - escrita Escrita universitária Escrita acadêmica orientada Escrita acadêmica normatizada Escrita acadêmica fundamentada Representação de escrita acadêmica Representação social - estudos linguísticos Linguagem Cursos de Letras Applied Linguistics Interactionism Sociodiscourse Language student - writing University writing Oriented academic writing Standardized academic writing Grounded academic writing Academic writing representation Social representation - linguistic studies Language Literature Courses Linguistique Appliquée Interactionnisme Sociodiscours Étudiante en langue - écriture Écriture universitaire Écriture académique orientée Écriture académique standardisée Rédaction académique ancrée Représentation de l'écriture académique Représentation sociale - études linguistiques Langue Cours de littérature La lingüística aplicada Interaccionismo Sociodiscurso Estudiante de idiomas - escritura Escritura universitaria Escritura académica orientada Escritura académica estandarizada Escritura académica fundamentada Representación de escritura académica Representación social - estudios lingüísticos Idioma Cursos de Literatura |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VOZES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - E-BOOK EDUFCG 2018.pdf | Vozes e representações sociais - E-BOOK EDUFCG 2018. | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.