Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística. | pt_BR |
dc.title | Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 | |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T17:52:03Z | |
dc.date.available | 2023-06-12 | |
dc.date.available | 2023-06-12T17:52:03Z | |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo | pt_BR |
dc.subject | Sociodiscurso | pt_BR |
dc.subject | Estudante de Letras - escrita | pt_BR |
dc.subject | Escrita universitária | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica orientada | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica normatizada | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica fundamentada | pt_BR |
dc.subject | Representação de escrita acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Representação social - estudos linguísticos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Cursos de Letras | pt_BR |
dc.subject | Applied Linguistics | pt_BR |
dc.subject | Interactionism | pt_BR |
dc.subject | Sociodiscourse | pt_BR |
dc.subject | Language student - writing | pt_BR |
dc.subject | University writing | pt_BR |
dc.subject | Oriented academic writing | pt_BR |
dc.subject | Standardized academic writing | pt_BR |
dc.subject | Grounded academic writing | pt_BR |
dc.subject | Academic writing representation | pt_BR |
dc.subject | Social representation - linguistic studies | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Literature Courses | pt_BR |
dc.subject | Linguistique Appliquée | pt_BR |
dc.subject | Interactionnisme | pt_BR |
dc.subject | Sociodiscours | pt_BR |
dc.subject | Étudiante en langue - écriture | pt_BR |
dc.subject | Écriture universitaire | pt_BR |
dc.subject | Écriture académique orientée | pt_BR |
dc.subject | Écriture académique standardisée | pt_BR |
dc.subject | Rédaction académique ancrée | pt_BR |
dc.subject | Représentation de l'écriture académique | pt_BR |
dc.subject | Représentation sociale - études linguistiques | pt_BR |
dc.subject | Langue | pt_BR |
dc.subject | Cours de littérature | pt_BR |
dc.subject | La lingüística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Interaccionismo | pt_BR |
dc.subject | Sociodiscurso | pt_BR |
dc.subject | Estudiante de idiomas - escritura | pt_BR |
dc.subject | Escritura universitaria | pt_BR |
dc.subject | Escritura académica orientada | pt_BR |
dc.subject | Escritura académica estandarizada | pt_BR |
dc.subject | Escritura académica fundamentada | pt_BR |
dc.subject | Representación de escritura académica | pt_BR |
dc.subject | Representación social - estudios lingüísticos | pt_BR |
dc.subject | Idioma | pt_BR |
dc.subject | Cursos de Literatura | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Voices and social representations about writing in Letters: the undergraduate student on the scene. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VOZES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - E-BOOK EDUFCG 2018.pdf | Vozes e representações sociais - E-BOOK EDUFCG 2018. | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.