Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905
Title: | Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas. |
Other Titles: | Pedagogy of projects in Geography: theories and practices. |
???metadata.dc.creator???: | CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. DIAS, Angélica Mara de Lima. NASCIMENTO, Aliery Araújo do. LIMA, José Silvano de Sousa. SARMENTO, Renalle Rodrigues dos Santos. DANTAS, Denis Rodrigues. LIMA, Adjael Maracajá de. SANTOS, Danilo Antônio Nascimento. NUNES, Diogo Soares. SOUSA, Epídio Araújo de. CALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito. ARAÚJO, Elânia Daniele Silva. BARBOSA, Eronides Gomes. RIBEIRO, Estanley Pires. SILVA, Irislaldo Erik Estevam da. MARQUES, Ivana Sousa. PORTO, Odaiza Barros. OLIVEIRA, Julia Diniz de. REGO, Anizabel Costa Duarte do. MIRANDA, Mylena Susan Silva. TAVARES, Noaldo José Aires. FARIAS, Luis Felipe Costa de. OLIVEIRA, Taynan Araújo de. |
Keywords: | Pedagogia de projetos;Ensino de Geografia;Geografia - ensino;Metodologias ativas - Geografia;Formação docente - Geografia;Estágio supervisionado - Geografia;Educação geográfica;Cultura e lazer - Campina Grande - PB;Paisagem do bairro - interpretação;Recursos didáticos - Geografia;Materiais didáticos - Geografia;Uso adequado da água - Semiárido Nordestino;Racismo no ensino de Geografia;Terra e sistema solar;Project Pedagogy;Geography Teaching;Geography - teaching;Active Methodologies - Geography;Teaching training - Geography;Supervised Internship - Geography;Geographic education;Culture and leisure - Campina Grande - PB;Neighborhood landscape - interpretation;Didactic resources - Geography;Teaching materials - Geography;Proper use of water - Northeastern Semiarid;Racism in Geography Teaching;Earth and solar system;Pédagogie du projet;Enseignement de la géographie;Géographie - enseignement;Méthodologies actives - Géographie;Formation pédagogique - Géographie;Stage Encadré - Géographie;Éducation géographique;Culture et loisirs - Campina Grande - PB;Paysage de quartier - interprétation;Ressources didactiques - Géographie;Supports pédagogiques - Géographie;Utilisation appropriée de l'eau - Semi-aride du nord-est;Le racisme dans l'enseignement de la géographie;Terre et système solaire;Pedagogía del Proyecto;Enseñanza de la Geografía;Geografía - enseñanza;Metodologías Activas - Geografía;Formación docente - Geografía;Prácticas Supervisadas - Geografía;Educación geográfica;Cultura y ocio - Campina Grande - PB;Paisaje de barrio - interpretación;Recursos didácticos - Geografía;Material didáctico - Geografía;Uso adecuado del agua - Semiárido Nororiental;Racismo en la enseñanza de la geografía;Tierra y sistema solar |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DIAS, Angélica Mara de Lima; PEREIRA, Karla Sabrina de Souza; CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira (Organizadores). Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-04-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As práticas e as teorias pedagógicas fazem parte do exercício cotidiano de professores de Geografia. Em uma abordagem de projetos, a interdisciplinaridade por meio do conhecimento é valorada e as experiências exercem um papel fundamental no processo de ensino- aprendizagem. O registro de experiências teóricas e práticas sobre o ensino de Geografia é o que inicialmente pode marcar o resultado deste livro. No entanto, o desafio é maior e mais complexo. Organizar este material resulta de um longo percurso que se iniciou ainda na formulação da proposta de ação em cada componente curricular presente na formação de futuros professores de Geografia. Continuou nos estímulos e desânimos do cotidiano de uma instituição formadora de professores para educação básica. Passou pela reflexão sobre a qualidade do processo desenvolvido e em constante reelaboração. E chegou à ideia da consolidação do percurso feito, sempre em conjunto, através da escrita e do registro dos passos dados. É isto que registra este livro: de parte do percurso formativo de estudantes e professores da licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Dos movimentos feitos por essas pessoas atuantes na formação inicial de novos professores. Dos movimentos partilhados e realizados também com a presença de licenciandos e licenciandas em formação e que dão cara ao que havia sido planejado pelos professores. Da ideia de atuar na formação do docente de Geografia, considerando as possibilidades presentes na pedagogia de projetos efetivada mediante experiências desenvolvidas em momento importância de discutir as diversas formas de uso e apropriação dos espaços da cidade, por meio de espaços destinados à cultura e ao lazer. |
Keywords: | Pedagogia de projetos Ensino de Geografia Geografia - ensino Metodologias ativas - Geografia Formação docente - Geografia Estágio supervisionado - Geografia Educação geográfica Cultura e lazer - Campina Grande - PB Paisagem do bairro - interpretação Recursos didáticos - Geografia Materiais didáticos - Geografia Uso adequado da água - Semiárido Nordestino Racismo no ensino de Geografia Terra e sistema solar Project Pedagogy Geography Teaching Geography - teaching Active Methodologies - Geography Teaching training - Geography Supervised Internship - Geography Geographic education Culture and leisure - Campina Grande - PB Neighborhood landscape - interpretation Didactic resources - Geography Teaching materials - Geography Proper use of water - Northeastern Semiarid Racism in Geography Teaching Earth and solar system Pédagogie du projet Enseignement de la géographie Géographie - enseignement Méthodologies actives - Géographie Formation pédagogique - Géographie Stage Encadré - Géographie Éducation géographique Culture et loisirs - Campina Grande - PB Paysage de quartier - interprétation Ressources didactiques - Géographie Supports pédagogiques - Géographie Utilisation appropriée de l'eau - Semi-aride du nord-est Le racisme dans l'enseignement de la géographie Terre et système solaire Pedagogía del Proyecto Enseñanza de la Geografía Geografía - enseñanza Metodologías Activas - Geografía Formación docente - Geografía Prácticas Supervisadas - Geografía Educación geográfica Cultura y ocio - Campina Grande - PB Paisaje de barrio - interpretación Recursos didácticos - Geografía Material didáctico - Geografía Uso adecuado del agua - Semiárido Nororiental Racismo en la enseñanza de la geografía Tierra y sistema solar |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905 |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEDAGOGIA DE PROJETOS EM GEOGRAFIA - EBOOK EDUFCG 2020.pdf | Pedagogia de projetos em geografia - EBOOK EDUFCG 2020. | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.